Neste domingo, 27 de julho, seria o 80º aniversário do diretor de cinema da polonês Krzysztof Kieślowski. Ele, nascido em Varsóvia, estudou cinema na Escola de Teatro e Cinema de Lodz e é aclamado internacionalmente, considerado um dos mais influentes da sua geração. A data foi celebrada pelos famosos “doodles” que ilustram a barra de pesquisa do Google.

+ Doodle do Google marca começo do inverno menos intenso nesta segunda (21)

O primeiro lançamento de Kieślowski, em 1966, foi um longa-metragem de drama mudo. Em seus primeiros filmes, como seu documentário de 1971 sobre uma greve de trabalhadores em estaleiros, Kieślowski explorou as complexidades e dilemas morais da vida cotidiana por meio de representações sinceras da Polônia contemporânea.

O primeiro trabalho com fama internacional do diretor foi “O Decálogo”, em 1988. O projeto consistia em episódios de TV de dez horas de duração que seguiram os residentes de um conjunto habitacional de Varsóvia. O seu trabalho de maior expressão é a trilogia “Três Cores”, de 1993-94, cada uma delas uma reflexão sobre os ideais da Revolução Francesa.