A Comissão Nacional de Informática e Liberdades (CNIL), responsável pela proteção de dados privados na internet, multou Google e Meta, dono do Facebook, em mais de 210 milhões de euros (R$1.3 bilhão) por não deixar clara a opção do navegante de não aceitar os cookies da página. 

O órgão é composto por quatro membros do parlamento francês e mais 12 representantes do setor, que são eleitos anualmente, e é responsável pela regulamentação das empresas de tecnologias em relação aos dados dos navegantes que são coletados. 

+Empresa de Djokovic usa tecnologia duvidosa contra Covid-19, diz jornal

“Diversos cliques são necessários para recusar todos os cookies, contra um clique só para aceitá-los”, comentou a agência.

Mas o que são cookies?

Cookies, ou biscoitos em inglês, são informações sobre sua navegação que podem ser utilizadas por sites de diversas maneiras.

Um exemplo é quando você entra em sites de compras conectado na sua conta do Google ou do Facebook. Não são poucas as vezes que, depois de fazer uma pesquisa por um produto, você comece a receber anúncios dele com muita frequência. Isso acontece porque o site da loja em questão sabe da sua pesquisa por meio dos cookies e o Facebook ou o Google autoriza que ele envie promoções para você. 

Quando você está dirigindo com o Google Maps ligado, você o está autorizando a coletar esses dados e vendê-los para empresas. O mesmo acontece quando ao usar um celular Android, cujo sistema operacional foi criado pelo Google; ou IOS, da Apple.  

O grande debate que acontece atualmente é como você pode barrar esses sites de terem essa informação se você assim desejar, pois, se de um lado ela permite o envio de anúncios mais personalizados, do outro, pode interferir na sua privacidade. 

Caso queira questionar como seus dados estão sendo utilizados, pode acionar as próprias plataformas, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) ou outras entidades de proteção ao consumidor.