Edição nº 1147 18.11 Ver ediçõs anteriores

Google e Facebook entram na lista de veículos de comunicação

Google e Facebook entram na lista de veículos de comunicação

Google e Facebook entram na lista de veículos de comunicação

Google, Facebook e suas plataformas coligadas, como YouTube e Instagram, passaram a ser classificados como veículos de comunicação. A decisão foi tomada pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) na terça-feira 16. O órgão é mantido pela iniciativa privada e atua para regular as práticas comerciais entre anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação. Historicamente, as gigantes americanas se definem como empresas de tecnologia, e não de comunicação, apesar de fazer receita com conteúdo informativo e publicidade. Em sua resolução o Cenp informa que sempre que “questionado por autoridade administrativa ou judicial” se valerá de sua lista de quem é ou não veículo. A principal implicação é que Google e Facebook passam a ter responsabilidade pelos conteúdos exibidos.

(Nota publicada na Edição 1130 da Revista Dinheiro)


Mais posts

Apple e Goldman Sachs investigados por suposta discriminação à mulher

Veja bem o que você vai postar, porque o assunto pode atrair a atenção da justiça. Pelo menos é o que aconteceu com o empresário e [...]

Globo dá um sacode

A Globo, maior grupo de mídia eletrônica do Brasil, anunciou dia 8 um processo de reestruturação que vai fundir em uma só empresa a TV Globo, os canais pagos da Globosat, a plataforma Globoplay, a Globo.Com e a Som Livre. A ideia, chamada Uma Só Globo, é não ficar para trás num mundo povoado por […]

Bye bye, restaurante

Nos próximos 10 anos, a tecnologia estará tão presente nos serviços de alimentação que a imagem de um restaurante tradicional vai ser coisa de parque temático. É o que se depreende da leitura do relatório Restaurant Industry 2030, da Associação Nacional dos Restaurantes americana. Na verdade isso já está acontecendo, dado o crescimento dos restaurantes […]

O fim dos influenciadores digitais?

A julgar pelas conclusões que o portal MediaPost tirou da recente pesquisa da consultoria Kantar sobre hábitos de consumo, os influenciadores digitais vão ficar a ver navios. Ou pelo menos não vão ter mais aquela audiência monumental. Em sua página Marketing Daily, o portal argumenta que a Geração Z, dos nascidos entre meados dos anos […]

Brasil mal no ranking de skills

(Nota publicada na Edição 1147 da Revista Dinheiro)
Ver mais