Economia

Google e Facebook combinam aliança contra possível ação antitruste, diz ‘WSJ’

Facebook e Google, que é controlado pela Alphabet, acertaram “cooperar um com outro” caso se tornassem alvos de uma eventual investigação sobre seu pacto relativo a anúncios online, segundo versão não editada de um processo judicial apresentado por dez Estados contra o Google na semana passada e ao qual o The Wall Street Journal teve acesso.

Dez procuradores-gerais republicanos, liderados pelo do Texas, alegam que as duas empresas fecharam um acordo, em setembro de 2018, para que o Facebook não concorresse com as ferramentas de propaganda online do Google, em troca de tratamento especial no momento em que os utilizasse.

O processo alega que Google e Facebook estavam cientes de que seu acordo poderia gerar ações antitruste e discutiram como lidar com eventuais investigações.

A versão revela alguns detalhes do contrato, que estabelece que as empresas vão “cooperar e auxiliar uma à outra ao responder à qualquer ação antitruste” e “informar imediatamente e integralmente a outra parte sobre qualquer comunicação governamental relacionada ao acordo”.



Um porta-voz do Google afirmou que acordos sobre ameaças antitruste são extremamente comuns. Ele também contestou acusações do processo de que a empresa manipulou leilões de anúncios online, com o argumento de que o Google não oferece nenhum arranjo exclusivo ao Facebook e não fornece à operadora de rede social dados que não estejam disponíveis para outros. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel