A Ipsos, empresa de pesquisa e inteligência de mercado, divulgou nesta terça-feira (12) a nona edição do “The Most Influential Brands” no Brasil, estudo que mostrou as marcas de tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas, com o Google encabeçando a lista.

Nada menos que oito das dez primeiras posições do ranking são ocupadas por marcas ligadas ao universo digital, com Google levando o título de marca mais influente entre os brasileiros. Quatro marcas que não apareceram entre as 10 no ano passado estão presentes na lista desta edição: Netflix, Lojas Americanas, Amazon e Natura.

+ Estágio: Google, Amazon, Vivo e mais empresas com vagas abertas

Confira o ranking da “The Most Influential Brands” no Brasil:

1º Google
2º Samsung
3º YouTube
4º Netflix
5º Lojas Americanas
6º Amazon
7º Meta (Facebook) e Mastercard
8º Natura e Nestlé
9º Mercado Livre
10º Microsoft

Marcas nacionais também se destacam

Neste ano, o ranking do estudo traz dois nomes nacionais de peso entre as marcas mais influentes: Lojas Americanas, que foi um dos maiores destaques na dimensão de Engajamento On-line, e Natura, marca mais associada à Responsabilidade Social, entre todas as analisadas na pesquisa.

Metodologia

Ao todo, seis dimensões foram utilizadas para avaliar a influência das marcas: Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social, Engajamento On-line e o desempenho das marcas durante a pandemia por meio de uma dimensão Covid.

Para Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, a influência vai muito além da posição das marcas no mercado. “Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor. Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas, também, formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”, disse em nota.