A tecnologia avançou muito nos últimos 20 anos, mas a publicidade em mídia de rua não acompanhou. A Mobees, adtech brasileira, criou uma solução da chamada mídia OOH (Out of Home) pioneira no mercado brasileiro e da América Latina.

A startup desenvolveu um software proprietário e em parceria com uma empresa chinesa idealizou painéis de LED inteligentes para serem instalados no teto de carros de aplicativos. A novidade está no georeferenciamento que permite segmentar as publicidades, como ocorre no Facebook e Instagram Ads, por exemplo. “As cidades estão cada vez mais conectadas. As ruas serão uma extensão da internet, diminuindo a distância dos mundos real e virtual”, afirmou Fábio Barcellos, CEO e cofundador da Mobees. A Diageo fez uma campanha do uísque Johnnie Walker.

Quando um dos 200 veículos que transitam pelo Rio de Janeiro com os painéis da Mobees passavam pelos pontos de venda da marca (mercados e restaurantes, por exemplo), o anúncio ganhava prioridade para aparecer. Por enquanto, a plataforma está somente na capital fluminense, com 200 motoristas, que rodam em média 800 mil quilômetros por mês.

A segunda fase da startup é ir para outras capitais e avançar no negócio. Com sensores nos painéis, será possível mapear a arquitetura urbana das cidades, verificar a situação climática e outros dados que podem acrescentar na evolução das cidades inteligentes. Para esse ano, a expectativa é investir R$ 15 milhões.

(Nota publicada na edição 1219 da Revista Dinheiro)