Mercado Digital

Google anuncia sua plataforma de streaming de games, o Stadia

A plataforma irá rodar jogos em alta definição através do Google Chrome, e funcionará em computadores, tablets, smartphones e até em TV's interativas

Google anuncia sua plataforma de streaming de games, o Stadia

Há alguns meses o mundo da tecnologia especulava sobre uma possível incursão do Google no universo dos video-games, com muitos apostando no modelo de streaming. Já na Game Developers Conference de 2019, Sundar Pichai, presidente da empresa, confirmou todas as especulações e anunciou o Stadia, serviço de streaming de games do buscador online que chega para revolucionar o mercado de video-games.

O serviço rodará direto do navegador Google Chrome e exigirá uma máquina forte para que funcione com facilidade. Ele pode rodar em computadores, laptops, smartphones, smart tv’s e tablets e segundo cálculos da empresa, conseguirá iniciar os jogos em cinco segundos. Os jogos não serão baixados, bastará uma (boa) conexão com a internet para conseguir acessar os jogos.

Será o primeiro serviço desta natureza para a indústria de games e pode abrir caminho para uma maior democratização deste tipo de entretenimento ao abrir mão dos consoles (como o Playstation 4 e Xbox One). O serviço também eleva o conceito do Nintendo Switch a níveis ainda maiores. Enquanto a máquina da Nintendo permite ser utilizada tanto na TV como de maneira portátil, o Stadia fará com que um jogo pausado em um computador possa ser retomado no smartphone.

O único hardware anunciado na conferência foi o Stadia Controller, equipamento de formato anatômico com botões que lembram os do controle do Xbox e analógicos alinhados como no Playstation, além de botões centrais que levam ao compartilhamento de tela e Google Assistant.

A plataforma irá suportar jogos em 4K em 60 quadros por segundo e som surround – configuração alta até mesmo para consoles e computadores dedicados a games. Por conta das configurações, o sistema funcionará apenas via wifi ou conexão cabeada, mas o Google já anunciou que o Stadia poderá funcionar via conexões 5G quando a tecnologia se popularizar. Inicialmente, o streaming chegará para Europa, Estados Unidos e Canadá. Não foi citado quando o Brasil receberá o serviço