As Marcas Mais Valiosas do Brasil 2019

Google, a marca mais forte

Iniciativas que buscam aproximar a marca ao público foram um dos diferenciais da empresa em 2019, como por exemplo o lançamento da função de placar do futebol dentro do buscador

Google, a marca mais forte

Segundo pesquisa da Kantar, o Google é uma das empresas com menor taxa de rejeição no mercado (Foto: Gabriel Reis)

O tamanho e abrangência do Google é tão grande que o nome da marca se tornou até mesmo um verbo. Porém não é só por seu buscador que a marca é famosa, mas sim por sua gama de produtos, conhecidos por sua inovação, facilidade de uso. Por conta de todos estes fatores, o Google é atualmente a marca mais forte do Brasil segundo levantamento As Marcas Mais Valiosas do Brasil da Kantar em parceria com a DINHEIRO.

Segundo os pesquisadores da empresa, o Google é uma das empresas com menor taxa de rejeição no mercado, com grande saliência. Parte disso é devido ao custo do uso de seus produtos: zero. A união da inovação com custo zero para usufruir dos produtos da marca torna o Google um gigante no mercado. Porém é na atuação local que a marca se destacou nos últimos meses.

Iniciativas que buscam aproximar a marca ao público foram um dos diferenciais da empresa em 2019, como por exemplo o lançamento da função de placar do futebol dentro do buscador, que trouxe uma solução rápida para uma demanda especificamente brasileira. Desta maneira, a americana Google conseguiu se aproximar ao público local, “abrasileirando” os serviços da companhia.

Outro destaque da lista das marcas mais forte de 2019 é a forte presença brasileira. Se em 2018 apenas duas brazucas estavam presentes no top-20, na lista deste ano temos cinco nomes: Guaraná Antártica, Ipiranga, Natura, Boticário e Cacau Show. Segundo a Kantar, estas marcas tem em comum a característica de manter uma atitude de que é possível competir globalmente.

A metodologia da Kantar para definir as marcas mais fortes do País leva em conta em a presença da empresa no imaginário do cliente, mas utilizando três aspectos específicos para ranqueá-los. O primeiro é o da saliência, que é a lembrança da marca na hora que o consumidor pensa no setor da companhia.

Porém para que a lembrança possa ser efetiva, é preciso que o nome traga significância para o consumidor, ou seja, na qualidade e na proposta dos produtos. O terceiro fator é a diferenciação, ou seja, porque seu produto é melhor e diferente da concorrência? Uma marca que consegue atingir altos níveis nestes três fatores é considerada pela Kantar uma marca forte.

Pra chegar as 60 marcas mais valiosas do ano, a Kantar realizou 13 mil e duzentas entrevistas nas principais cidades brasileiras, avaliando 335 marcas em 33 categorias . O resultado deste trabalho você conhecerá a fundo na edição 1.123 da IstoÉ Dinheiro.

Conheça a marca mais valiosa aqui e que mais cresceu aqui.