Há alguns anos o conceito de carros voadores deixou de ser exclusividade dos roteiros de cinema e integra parte em pesquisas e projetos reais. Mesmo com as limitações da tecnologia, grandes companhias apostam nesse tipo de veículo como algo viável dentro de um médio espaço de tempo.

A Goodyear é uma delas. Atenta ao desenvolvimento de protótipos, a principal produtora de pneus do globo também quer fazer parte desta revolução com o Goodyear Aero, um tipo de pneu que trabalharia como uma hélice. O modelo foi pensado para atuar como um ventilador que impulsionasse o carro, explicou o diretor de tecnologia da companhia, Chris Helsel, durante o Salão do Automóvel de Genebra, que acontece nesta semana.

Segundo ele, o trabalho é apenas um conceito, mas que representa a visão da Goodyear sobre os transportes do futuro. “Com as empresas de mobilidade olhando para o céu para achar a resposta aos desafios do transporte urbano e do congestionamento, nosso trabalho em arquitetura e com materiais avançados de pneus nos levou a imaginar uma roda que poderia servir tanto como um pneu tradicional na estrada quanto como um sistema de propulsão no céu”, disse em entrevista à CNN.

O projeto da Goodyear já enfrenta resistência por parte da comunidade científica, que afirma que o desenho não é viável. Porém, parte do design do Goodyear Aero, como uma combinação de sensores ópticos e inteligência artificial para monitorar a condição dos pneus e se comunicar com outros carros, já é empregada na indústria automotiva nos dias de hoje.