Tecnologia

Golpistas miram em microempreendedores e usam até QR Code

Crédito: Pexels

Uma das dicas de segurança na internet é evitar clicar em textos e mensagens que são duvidosas: na dúvida, não clique (Crédito: Pexels )

Ano novo, golpes novos. Uma novidade em fraude digital atinge milhares de brasileiros que desejam se tornar Microempreendedores Individuais (MEI). Golpistas criam sites maliciosos que cobram taxas indevidas para auxiliar na criação do MEI e já enganaram 42 mil brasileiros, segundo reportagem do Fantástico exibida neste domingo (2).

Os sites fraudulentos pagam para serem bem rankeados em buscas do Google e se passam por sites governamentais que cobram, por exemplo, para registro em um site que seria da Receita Federal.



+ WhatsApp tem Porta dos Fundos em campanha contra golpes; assista
+ WhatsApp: criminosos usam foto de perfil de usuários para aplicar golpe; saiba como evitar

Em nota, o Google diz que usa “sistemas automatizados e manuais para revisar os anúncios” e que busca a identificação de sites maliciosos também a partir de denúncias de usuários.

Especialistas alertam que a melhor maneira de se prevenir a este tipo de golpe é prestar atenção ao endereço do site. Todos os sites ligados ao governo federal possuem a terminologia “gov.br”: qualquer endereço diferente (.net, .com, .com.br) deve ser checado com atenção.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Dúvidas referentes ao MEI podem ser consultadas em sites da Receita Federal, do governo federal e também do Sebrae.

QR Code


Outra novidade em fraudes digitais diz respeito a falsos códigos de pagamento (QR Codes). Com o aumento de transferências feitas via Pix, torna-se mais comum o pagamento de contas através desse tipo de código, que é escaneado pelo celular.

Golpistas podem enviar links suspeitos e se passarem por cobranças legítimas de contas de luz e água, por exemplos.

Para evitar, é importante consultar o destinatário da conta que irá receber o pagamento. Contas de luz e água devem estar nos nomes das empresas que cobram pelo serviço. É importante sempre desconfiar quando é uma conta desconhecida que irá receber o pagamento.



Tópicos

acessos de servidores ações maliciosas Amazon ambiente de nuvem Apache Log4j apurar o caso ataque cibernético ataque cibernético ataque cibernético ataque cibernético como evitar ataque cibernético ministério da saúde ataque cibernético ministério da saúde ataque cibernético ministério da saúde ataque cibernético renner ataque de hackers ao site do Ministério da Saúde ataques aos sistemas dos ministérios ataques de hackers ataques de hackers contra órgãos do governo auditoria em logs de acesso administrativo AWS Backup carteira vacinal ministério da saúde conecte sus hackers Centro de Prevenção cloud colaboradores públicos como abrir uma microempresa Como é chamado o hacker do bem? como evitar fraude digital como recuperar dados conecteSUS como saber se estão usando meu CPF? como se proteger de hackers? conecte sus ConecteSus fora do ar CTIR decreto garantias de crédito micro e pequenas defacement DNS Embratel empréstimo PME exclusão de dados férias fraude digital fraude digital o que é? Gabinete de Segurança Institucional gabinete de segurança institucional governo novo ataque ministério da saúde garantias MEI pequenas empresas gestores de segurança de redes golpes comércio golpes varejo golpes vendedores GSI GSI ataque hacker hackers anonymous hackers ataques 2021 hackers empresas Hackers famosos hackers filmes hackers métodos Hackers ministério da saúde Hackers ministério da saúde site fora do ar hackers online hackers renner hackers resgates hackers sequestros incidentes cibernéticos inquérito intrusões inventário de ativos em nuvem LGPD empresas LGPD hackers licenças Log4j Mei garantia crédito meus dados foram vazados ministério da saúde micro empresa crédito micro empresa empréstimo microcrédito como pedir microempresa amazonas microempresa bancos microempresa dívida ativa da união microempresa junta comercial microempresa legislação 2021 microempresa prazo imposdtos ministério da saúde invasão ministério da saúde sites já voltaram? notificação de casos do novo coronavírus Nuvem O que é proprietário de microempresa? O que é um crédito? O que os hackers usam para hackear? O que quer dizer crédito em conta? O que são os hackers? Onde buscar recursos para MEI? Empréstimo MEI Onde pedir crédito pessoal? órgãos de Governo Phishing Polícia Federal Presidência da República Primesys principais ataques cibernéticos de 2021 Programa Nacional de Imunização qual a diferença entre MEI E ME? Qual é a finalidade do crédito? Qual é o melhor hacker? Quando uma empresa é considerada microempresa? Quem pode ter uma microempresa? Ransomware retrospectiva retrospectiva ataques cibernéticos segurança digital segurança digital bloqueio celular segurança digital dicas segurança digital golpes segurança digital justiça segurança digital prevenção segurança hackers senhas de servidores e colaboradores senhas fortes tipos de hackers Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo uso indevido de credenciais usuários com inatividade