O feriadão de Tiradentes contará com eventos carnavalescos por todo o País. Além dos desfiles das escolas de samba, haverá festas e blocos de rua em várias cidades. 

Mas para a folia e o descanso não virarem dor de cabeça, Thaís Duarte, Head de Marketing da BuscaJuris e especialista em segurança digital, fala sobre os cuidados que são importantes tomar para não cair em golpes virtuais. 

+Taxa de ocupação de hotéis no litoral e no interior de SP supera 80%

Cuidado com o Wi-Fi 

A oferta de internet Wi-Fi pública hoje em dia é bastante grande. Mas Duarte não aconselha que se use essas redes, já que ninguém sabe quem tem acesso a ela e, caso você digite alguma senha de banco, por exemplo, ela pode ser roubada. 

“Essas redes podem realizar uma transferência de dados sem criptografia, ou seja, elas não são tão protegidas como gostaríamos. Caso seja realmente necessário usar Wi-Fi público, evite acessar sites de banco ou outros que tenham seus dados sensíveis e escolha usar uma aba anônima do seu celular para aumentar a segurança na navegação”, disse.  

Bloqueio do celular 

Sair com o celular de casa em grandes eventos como o carnaval é sempre arriscado. E como no aparelho há senhas de diversos serviços e aplicativos, como e-mail e banco, Thaís explica que o proprietário do aparelho deve bloquear todas as senhas imediatamente, caso tenha o celular roubado.   

“É possível que seu celular tenha um sistema de rastreamento que bloqueia automaticamente o sistema, como é o caso da Apple e Android. Certifique-se de que esse rastreamento no caso de roubo ou furto esteja ativado e assim que você notar a ausência do celular, peça emprestado o telefone de algum amigo para entrar no site do “Icloud”, no caso do iPhone, ou “Google Play”, do Android, e solicitar o bloqueio na parte ‘Encontre meu Dispositivo’. Em seguida, ligue para o seu banco para solicitar o bloqueio dos cartões e alteração de senha. Troque também todas as senhas das suas redes sociais. Faça um Boletim de Ocorrência (B.O) pessoalmente na delegacia mais próxima ou através do site da Polícia Civil”, aconselha.  

Cuidado com links maliciosos

As mensagens recebidas via WhatsApp e e-mail nem sempre são o que parece. Na hora da alegria e da empolgação, evite clicar, fazer compras ou passar informações pessoais em sites que você não sabe a procedência. 

“É possível que você receba um SMS do seu banco falando que você precisa alterar sua senha ou que você está devendo dinheiro, só que o seu banco não se comunica oficialmente por SMS com você e sim apenas através do aplicativo. O tema dessas mensagens pode ser diverso e pode ter a logo igualzinha a que você conhece. Na dúvida, entre no aplicativo do banco ou da sua rede social e modifique senha e se comunique com a central de atendimento através de lá. Se for mensagem de oferta de emprego, espere o carnaval passar para verificar se é real ou não. Evite clicar nessas mensagens no meio da folia”, encerrou.