Tecnologia

Golpes para roubar bitcoins se espalham no Tinder; veja como se proteger

Crédito: Pixabay

O site BNC (Brave New Coin), especializado em blockchain, elencou algumas dicas de como se proteger desses golpes (Crédito: Pixabay)

Com a popularização dos ativos criptográficos, tem se tornado cada vez mais comum golpes em diversos aplicativos, desde o famoso WhatsApp ao queridinho da paquera Tinder. Roubar dinheiro da conta bancária de alguém e escapar impune é difícil. No entanto, quando o golpe é com bitcoin, a missão de encontrar o autor do crime é quase impossível.



O site BNC (Brave New Coin), especializado em blockchain, elencou algumas dicas de como se proteger desses golpes. Veja os principais indicadores de problemas e os sinais de que o seu match não é quem diz ser.

Parentes no ramo de blockchain

Uma versão do golpe aplicado no Tinder envolve indivíduos se passando por mulheres asiáticas. Eles ganham a confiança de suas vítimas no app antes de passar a conversa para o Whatsapp ou WeChat. Em seguida, a conversa se volta para investimentos e o tio rico da garota é um investidor de blockchain. Uma vez que as vítimas transferem fundos, a conversa acaba e o número é desativado.

+ Netflix produzirá documentário sobre golpista do Tinder

Encontros

Uma outra versão do golpe, ainda mais perigosa, envolve mulheres reais que encontram com empresários do ramo, drogam essas pessoas e roubam o dinheiro de suas contas criptográficas.



Vídeos no YouTube

De acordo com o BNC, a plataforma de compartilhamento de vídeo ainda não conseguiu impedir anúncios falsos que direcionam os usuários para vídeos relacionados à criptografia. Como esses golpistas conseguem ser indicados pela plataforma, as vítimas acreditam que as empresas são reais, o que torna o golpe mais convincente. Normalmente, os anúncios promovem algum tipo de oferta de bitcoin.

Segurança

Para os especialistas do BNC, um dos pontos mais importantes é checar a reputação dessas empresas. Verificar sites oficiais, matérias e tentar se comunicar com outros clientes são bons meios de descobrir se a empresa é real ou não.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?