Um golpe está sendo aplicado por meio de correspondências falsas em nome da Receita Federal. Usando o mesmo modelo das fraudes por e-mail, as cartas são identificadas com o logotipo da Receita. Além disso, o texto contém um endereço eletrônico falso, que encaminha o destinatário para os golpistas.

Com o título “Intimação para regularização de dados cadastrais”, a finalidade do golpe é tentar extrair dados fiscais e bancários dos cidadãos. “Em caso de recebimento de carta como no modelo abaixo, ignore a intimação e não acesse o endereço eletrônico mencionado”, orienta a Receita. 

+ Novo golpe do Pix é enviado por SMS: saiba como se proteger

Ainda segundo a instituição, quem precisar fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais deve utilizar o site oficial da Receita Federal. O serviço está disponível no  e-CAC e requer um código de acesso, caso não possua certificado digital.

Outras orientações da Receita são: não passe dados por e-mail ou WhatsApp, sempre utilize os canais oficiais; pesquise se já não foi aplicado um golpe parecido; desconfie de mensagens que pedem atualização urgente ou tenham erros de português.