O governo russo está usando golfinhos treinados para proteger a base naval no mar negro, segundo o site USNI News, ligado a marinha norte-americana. 

De acordo com imagens de satélite, a Rússia colocou uma espécie de criadouro onde os animais ficam cercados em frente ao porto de Sevastopol. Eles foram colocados lá em meados de fevereiro, no início da invasão da Rússia à Ucrânia.   

+Vice-presidente de banco russo cruza a fronteira para defender a Ucrânia

O uso de mamíferos nesse tipo de situação é comum e também já foi usado pelos norte-americanos. O mais provável é que os animais estejam sendo usados em operações contra-mergulho, para impedir que militares ucranianos se infiltrem debaixo d’água para sabotar navios russos. 

Focas e baleias belugas também são utilizadas

A Rússia e os Estados Unidos investem em programas com mamíferos aquáticos desde a época da guerra-fria.

Inclusive outros tipos de animais também são utilizados em contextos de conflitos. A própria Rússia mantém baleias belugas e focas frequentemente utilizadas no mar do ártico, já que possuem uma camada maior de gordura e estão  protegidas do frio. 

Em 2019, a BBC noticiou que uma baleia treinada apareceu no norte da Noruega. Ela ganhou o nome de Hvaldimir e acredita-se que tenha escapado do programa da Marinha Russa.