A empresa de web norte-americana GoDaddy se desculpou depois que um e-mail que prometia aos funcionários um bônus de Natal em meio à crise econômica acabou sendo um teste de segurança de computador.

“GoDaddy leva a segurança de nossa plataforma muito a sério. Entendemos que alguns funcionários ficaram chateados com a tentativa de phishing e a consideraram insensível, pelo que pedimos desculpas ”, disse um porta-voz da GoDaddy, maior empresa de gerenciamento de domínios da Internet do mundo.

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“Embora o teste imite tentativas reais em jogo hoje, precisamos ser mais sensíveis aos nossos funcionários”, acrescentou a empresa sediada no Arizona.

Em dezembro, cerca de 500 funcionários clicaram em um e-mail da empresa oferecendo um bônus de Natal de US$ 650 e solicitando o preenchimento de um formulário com seus dados pessoais.

Dois dias depois, uma mensagem diferente apareceu em suas caixas de entrada. “Você está recebendo este e-mail porque falhou em nosso recente teste de phishing”, dizia o e-mail do chefe de segurança do GoDaddy.

A técnica de phishing, amplamente utilizada por hackers de computador, envia e-mails fingindo ser uma pessoa conhecida do alvo pretendido, com o objetivo de obter informações para se infiltrar em seus sistemas de computador.

O e-mail de teste gerou alvoroço nas redes sociais, já que milhões de americanos foram duramente atingidos pela crise econômica ligada à pandemia do coronavírus.