A inflação controlada e a menor taxa de juros impulsionam a diversificação de aplicações financeiras. Mas, por outro lado, o brasileiro ainda não está devidamente informado ou com conhecimento adequado para novas alternativas de investimentos. De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 54% da população brasileira não conhece nenhum produto de investimento. E um número ainda maior (57%) acredita que seria necessário ter R$ 5 mil, no mínimo, para ser um investidor.

Idealizado pela Easynvest, uma das plataformas pioneiras de investimentos para o varejo, e pelo jornalista Dony De Nuccio e o economista Samy Dana – ambos anunciados como heads de conteúdo da corretora – o canal InvestNews nasce com a proposta de descomplicar a linguagem de economia e investimentos, combinando a qualidade da televisão com a agilidade e o tom descontraído da internet. “Nosso objetivo é unir credibilidade e informalidade para ser uma fonte de informação transparente, confiável e de fácil entendimento para todos os brasileiros”, afirma Fernando Miranda, CEO da Easynvest.

“O nosso modelo de autosserviço traz o benefício da transparência e exclui conflito de interesse da nossa relação com o cliente. Porém, também pressupõe capacitação”, afirma Fernando Miranda. Do ponto de vista do negócio Easynvest, o novo canal vai suprir a necessidade de informação dos potenciais clientes, apoiando indiretamente a meta de 2 milhões de clientes até 2021. “O brasileiro precisa sair da poupança e, quem já investe, quer aproveitar o momento para diversificar a carteira em renda variável”, diz Miranda.

Num primeiro momento, a corretora vai atuar em duas frentes: na educação com o Investflix e nas notícias com o InvestNews. Mas uma terceira plataforma para aprendizagem de conteúdo através da games (jogos interativos) já está em testes em versão beta para cerca de 300 usuários e promete ser mais um passo dentro dos planos da empresa. “A ideia principal é facilitar a compreensão de temas relacionados a economia e finanças, com menos uso de termos técnicos e economês, mas mantendo a qualidade da informação”, afirma Fernando Miranda, CEO da Easynvest. O executivo contou que a corretora trabalha com mais de 400 produtos de investimentos, desde CDBs até fundos de previdência complementar aberta.

PROGRAMAÇÃO O InvestNews tem programas diários no YouTube, Facebook, Twitter, IGTV, Spotify, além do próprio site, que traz também a cobertura completa do mercado financeiro, além de reportagens sobre organização pessoal e educação financeira. São três blocos: o programa Cafeína, pela manhã, sob o comando da jornalista Priscila Yazbek e do economista Samy Dana, onde serão comentados e analisados os dados do mercado financeiro do dia anterior e fazer uma prévia do dia atual. Na hora do almoço, Priscila Yazbek retorna para o Flash: um programa mais enxuto, porém com todas as informações do noticiário da manhã e projeções para o período da tarde. Dony De Nuccio encerra o dia com o Conta+ onde faz análises sobre a movimentação do mercado naquele dia e também dará dicas sobre o mundo dos negócios.

“Não vamos ensinar o brasileiro a ser pão duro. Vamos mostrar como usar a economia e os investimentos a favor deles, com inteligência, para que possam aproveitar melhor a vida” Samy Dana, economista e PhD em finanças.

Além do portal de conteúdo e do canal do YouTube, os programas diários do InvestNews também serão disponibilizados em formato de podcast. E completando a divulgação dos conteúdos nas redes sociais (Facebook , Twitter e Instagram), o IGTV também contará com formatos diferenciados e informações exclusivas para os seguidores.

Inovação: Fernando Miranda, CEO da Easynvest acredita nas novas ferramentas devem levar mais conhecimentos aos clientes. (Crédito:Divulgação)

STREAMING Entre as novidades, a grande aposta é o Investflix, um canal no YouTube exclusivamente dedicado a explorar conteúdos educativos sobre finanças. Este será o ponto de partida do investidor nas apostas da Easynvest. É o lugar onde a pessoa poderá navegar de uma forma intuitiva e ter aprendizado para investir. Os conteúdos são organizados em playlists, convidando os espectadores para uma jornada de informações. Com dois novos vídeos por semana, o Investflix terá uma seção editorial especial no portal InvestNews.