No levantamento feito no início de dezembro pela plataforma de rede social francesa Yubo com quase 3 mil brasileiros de 14 a 25 anos há um painel que mostra extremo desconforto do jovem com a política. Ao mesmo tempo, eles são altamente influenciadores no campo digital. “A geração Z tem um poder de expressão muito significativo nas plataformas e mídias sociais. Esses jovens conseguem impactar grandes tomadores de decisão quando decidem se posicionar”, afirmou Sacha Lazimi, CEO e cofundador do Yubo. “Nesse cenário, o posicionamento político da geração Z é mais um campo em que podem fazer a diferença. Principalmente considerando que as plataformas sociais criam diálogos e conversas que podem levar a posicionamentos para mudanças que transcendem o virtual.”

A Yubo, plataforma social sem métricas, chegou ao Brasil este ano e o País já se tornou o 3º com mais usuários – 1,7 milhão. No mundo todo são 40 milhões. A plataforma francesa concluiu em novembro a rodada de financiamento da Série C, com captação de US$ 47,5 milhões. Com essa rodada, Jerry Murdock, cofundador da Insight Partners (que fez investimentos expressivos em empresas como Snapchat e Twitter), também se tornará um membro independente do conselho da Yubo. Uma das missões é ser “um espaço social seguro para os jovens, inspirado no melhor das interações offline”.

(Nota publicada na edição 1203 da Revista Dinheiro)