Giro

Gato gigante vagou pela América do Norte milhões de anos atrás

Crédito: Repordução/Roger Witter

Um gato recém-identificado viveu no que hoje é a América do Norte entre 5,5 e 9 milhões de anos atrás, chamada época do Mioceno. (Crédito: Repordução/Roger Witter)

Um gato recém-identificado viveu no que hoje é a América do Norte entre 5,5 e 9 milhões de anos atrás, chamada época do Mioceno. Pertence a Machairodus, um gênero de grande felino dente-de-sabre que viveu na África, Eurásia e América do Norte, e é um parente antigo do mais conhecido gato dente-de-sabre Smilodon .

Batizada de Machairodus lahayishupup, a nova espécie tinha massa de até 410kg, tornando-se um dos maiores felinos da história da Terra.

+ Lazari: mudança da velocidade da vacinação é a peça-chave para a economia

“Acreditamos que esses eram animais que rotineiramente abatiam animais do tamanho de bisões. Este era de longe o maior gato vivo naquela época ”, disse o Dr. Jonathan Calede, pesquisador do Departamento de Evolução, Ecologia e Biologia Organismal da Universidade Estadual de Ohio em Marion.

O Dr. Calede e seu colega, Dr. John Orcutt do Departamento de Biologia da Gonzaga University, examinaram vários úmeros (ossos da parte superior do braço) de Machairodus lahayishupup de museus em Oregon, Idaho, Califórnia e Texas.

“Uma das grandes histórias de tudo isso é que acabamos descobrindo espécime após espécime desse gato gigante em museus no oeste da América do Norte”, disse Orcutt.

“Sabe-se que havia gatos gigantes na Europa, Ásia e África, e agora temos nosso próprio felino-dente-de-sabre gigante na América do Norte durante este período também”, disse Calede.

Há um padrão muito interessante de evolução independente repetida em todos os continentes desse tamanho corporal gigante no que permanece uma forma bem hiperespecializada de caça, ou temos esse gato dente-de-sabre gigante ancestral que se dispersou por todos esses continentes. É uma questão paleontológica interessante”, completou.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel