A Fundação Bill & Melinda Gates anunciou que está apoiando o maior fabricante de vacinas do mundo, o Serum Institute da Índia, na produção de 100 milhões de doses da vacina contra o coronavírus. O objetivo é abrir a possibilidade para países mais pobres pagá-las por menos de US$ 3, segundo o The Wall Street Journal.

O financiamento da Fundação para o Serum será de US$ 150 milhões, segundo informações do The Vaccine Alliance .

No mês passado, Gates tinha se manifestado pedindo ajuda aos países ricos para contribuir com os mais pobres. “Se deixarmos vacinas e medicamentos irem para quem pode pagar mais em vez de irem para as pessoas e lugares onde são mais necessários, teremos uma pandemia mais longa, injusta e letal”, disse o empresário.

+ Vacina não deve ir para quem pode pagar mais, diz Bill Gates
+ Bill Gates é alvo de desinformação durante a pandemia 

“Precisamos de líderes para tomarem decisões difíceis sobre distribuição baseada em igualdade, não apenas em fatores definidos pelo mercado”, afirmou Gates.

Ele se tornou a estrela principal de teorias da conspiração sobre a pandemia. Em redes sociais, Gates é falsamente retratado como o criador da covid-19, como um empresário que está lucrando com a vacina contra o vírus e como participante de um plano para usar a doença para exterminar a população mundial