O diretor de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, Rudimar Lorenzatto, informou que o Gaslub (ex-Comperj), em Itaboraí, no Rio de Janeiro, deverá entrar em operação entre o quarto trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022. Segundo ele, a parte marítima está 100% pronta e a terrestre, entre 80% e 85% concluída.

“Na parte terrestre está incluído o gasoduto e a unidade de processamento de gás (UPGN)”, disse em teleconferência com jornalistas sobre o resultado da empresa em 2020. “Já estamos em fase de comissionamento de vários sistemas”, afirmou o diretor.

Segundo Lorenzatto, depois de concluído, o Gaslub vai permitir o escoamento de 18 milhões de metros cúbicos de gás natural e processar 21 milhões de metros cúbicos diários. Ele informou que na obra atualmente trabalham 5 mil pessoas.

Já a termelétrica que deve ser construída no mesmo local, para utilizar o gás natural que será escoado do pré-sal está em fase inicial de estudos.

A ideia é fazer uma conexão com a planta de processamento de gás visando a participação em leilões futuros de energia elétrica em ambiente regulado.