O Brasil virou Woodstock em janeiro de 1985. Nos três palcos do Rock in Rio desfilaram os maiores nomes da música, dos roqueiros Queen ao baladeiro James Taylor. Mais de um milhão de pessoas acompanharam por 10 dias e 90 horas o megaevento que transformou o País, a partir dali, em parada obrigatória de qualquer banda em turnê internacional. Em meio a todo esse burburinho, uma garotinha de seis anos dormia tranqüila nos camarins do festival. Nome da bela adormecida: Roberta Medina, filha do criador do Rock?n?Rio, o empreendedor Roberto Medina. Hoje, aos 26 anos, a garota não pode nem pensar em piscar o olho quando o assunto é Rock in Rio. Formada em marketing, Roberta é a grande responsável pela internacionalização da marca inventada pelo pai, que pela primeira vez é exportada. No próximo dia 29 de maio acontece o Rock in Rio ? Lisboa, evento que consumiu e 25 milhões em investimento. ?O sonho cresceu e eu também. Não dava para ignorar os genes que herdei do meu pai?, diz Roberta.

O evento já nasce como um dos maiores festivais da Europa e deve arrecadar 28 milhões de euros com a venda dos ingressos. Roberta não economizou nas atrações. O show de abertura será de Paul McCartney. Para conseguir os e 25 milhões necessários à realização do evento, ela foi atrás de patrocinadores de peso. Fechou contrato com Toyota, Unilever, Vodafone e LG. Mais que figurar na lista dos patrocinadores, as empresas querem aproveitar o bom momento da grife dos Medina na Europa para turbinar a venda de produtos com suas marcas. A Toyota vai lançar o hatch Yaris Rock?n?Rio com preços entre e 13,3 mil e e 18,6 mil. Vem aí ainda uma enxurrada de produtos licenciados negociados diretamente entre Roberta e as gigantes européias. ?Roupas, relógios, toalhas, boné e o que mais pudermos inventar?, diz ela.

A fase é tão boa que a filha de Medina se prepara para outra invenção em 2007: um Rock in Rio realizado simultaneamente em continentes diferentes. Serão três festivais, um no Rio de Janeiro, outro em Lisboa e o último em Sydney. E Roberta garante que a internacionalização está apenas começando. ?Quando entreguei a direção de operações nas mãos dela sabia que estava fazendo a coisa certa?, derrete-se o pai, que hoje se define apenas como um ?embaixador? da marca Rock in Rio.

A EVOLUÇÃO DO FESTIVAL
QUEEN
1985
Bandas: 30
Público: 1,3 milhão
Investimento: US$ 6,6 milhões
GUNS’N’ROSES
1991
Bandas: 40
Público: 700 mil
Investimento: US$ 20 milhões
REM
2001
Bandas: 40
Público: 1,2 milhão
Investimento: R$ 60 milhões
PAUL McCARTNEY
2004
Bandas: 70
Público: 600 mil
Investimento: e 25 milhões