Três anos de reestruturação. Um período marcado por mudança de plano estratégico, aquisições, captura de sinergias e, principalmente, uma nova governança corporativa. E pode-se dizer que a transformação promovida pela Gafisa, especialmente no último quesito, entrou para a história. Após 68 anos de fundação, a construtora e incorporadora carioca tem pela primeira vez uma mulher no comando das operações. A engenheira Sheyla Resende assume o posto de CEO apoiada por um comitê de gestão multidisciplinar, composto por outros três membros. A missão da nova diretoria será a de dar prosseguimento aos projetos após a integração recente da Bait Incorporadora, em 2022, e garantir a manutenção dos bons resultados obtidos nos últimos trimestres, com destaque para a arrecadação de R$ 1 bilhão em vendas brutas no ano passado, montante recorde para os últimos cinco anos da companhia e 33% superior ao de 2021. “Agora vamos seguir a estratégia dentro daquilo que foi planejado. Continuaremos no segmento de altíssimo padrão, um plano que já está definido, bem concretizado”, disse.

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A CEO teve participação total nas mudanças promovidas pela Gafisa desde a retomada efetiva dos negócios, em 2020 — empresa chegou a ficar quase dois anos estagnada, por problemas financeiros. Há 14 anos no quadro de colaboradores da companhia (são 500 atualmente), sendo quatro em cargos de direção, Sheyla chegou a assumir as frentes de gestão e qualidade, em 2019. “Estive lado a lado com os principais líderes nos últimos anos. Participei da estratégia do dia a dia e fui a responsável por fazer a integração de todas as empresas adquiridas”, disse ela, em referência, também, à compra da Upcon Incorporadora, em 2021. “As movimentações e aquisições realizadas nos últimos três anos estão alinhadas ao posicionamento estratégico de focar em produtos com alto valor agregado, em regiões nobres, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.” As duas sedes da Gafisa, segundo a executiva, atuarão com unicidade em gestão e cultura organizacional, mantendo a visão financeira de geração de caixa.

Pelo novo organograma o comitê de gestão terá um novo diretor financeiro (CFO) — a ser anunciado — e outros dois atuais diretores da empresa. Luis Fernando Ortiz, colaborador da Gafisa há 12 anos, quatro deles como diretor de incorporação, assume o cargo de vice-presidente de Negócios e passa a gerir também marketing, comercial, novos negócios e a área de jornada do cliente. Renata Yamada, na empresa desde o início da reestruturação, em 2019, passa a ocupar o posto de vice-presidente de Gestão & Jurídico. “Uma empresa com a nossa dimensão demanda uma combinação de experiências na condução de seus negócios”, afirmou Sheyla. Renata Yamada ressalta a composiçnao do grupo de trabaho. “Esse comitê tem a competência e a expertise combinada para gerar um grande ganho nas decisões estratégicas da Gafisa.”

Claudio Gatti

“O comitê de gestão tem a competência e a expertise combinada para gerar um grande ganho nas decisões estratégicas da Gafisa” Renata Yamadao Vice-presidente de Gestão & Jurídico.

Sheyla se mostra preparada para possíveis adversidades. “Os grandes desafios que temos como empresa são aqueles que as demais do mercado hoje sofrem, e que não controlamos, que são os fatores externos”, disse. ”Mas quando olho para dentro de casa, temos terrenos muito bem localizados, muito bem posicionados. Queremos ter a marca atrelada ao altíssimo padrão.” A estratégia é, também, prestar um serviço diferenciado para o atendimento ao segmento. A empresa criou a jornada do cliente, que visa estruturar a experiência do consumidor desde o momento em que pisa no estande tendo contato com o vendedor até o pós-obra. “É trazer esse cliente para o centro do nosso negócio.”

Apesar de a Gafisa ter erguido empreendimentos em 40 cidades de 19 estados, municípios fora do eixo Rio-São Paulo não fazem parte do portfólio de produtos. “Com a aquisição da Bait vieram muitos projetos, então temos hoje uma força relevante no Rio de Janeiro e também em São Paulo.” E a disposição da bandeira para investir na classe mais alta das sociedades paulista e carioca fica evidente em empreendimentos como o Tom Delfim Moreira, no Leblon, prédio de altíssimo luxo em construção na Cidade Maravilhosa e com estimativa de conclusão em 2024. Com apenas seis unidades, a partir de 283 m², o projeto teve o metro quadrado comercializado por mais de R$ 80 mil — a cobertura de 501 m² acabou vendida por R$ 42 milhões, ou R$ 83,8 mil o m². O Valor Geral de Vendas (VGV) é de R$ 190 milhões. Outro exemplo, agora em São Paulo, é o Tonino Lamborghini San Paolo, nos Jardins. A conclusão do condomínio está prevista para 2025, com 17 apartamentos-tipo (252 m² cada) — além da cobertura duplex (498 m²) — em uma torre e 96 estúdios em outra — entre 21 m² e 37 m². Serão 114 unidades no total com R$ 300 milhões de VGV. O preço chega a R$ 40 mil o m².

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“Posso dizer que todos os produtos que fizemos de alto padrão tiveram uma ótima velocidade de vendas” Luis Fernando Ortiz vice-presidente de negócios.

Para Ortiz, uma das principais estratégias de uma empresa para se posicionar no alto padrão é analisar se a localização combina com o empreendimento. “Há uma estratégia muito grande de aquisição de terrenos e geralmente ela é importante e difícil”, afirmou. “Para você ter uma ideia, em São Paulo possuímos três terrenos, dois no Itaim e outro nos Jardins. Muito bem localizados. São propostas de lançamento para o ano e estamos estudando a hora certa de colocar no mercado.” No Rio de Janeiro, a empresa tem atualmente quatro empreendimentos em frente ao mar. “Tanto em São Paulo quanto no Rio queremos estar com as melhores qualidades possíveis de empreendimentos nesse padrão.”

O vice-presidente de Negócios destaca ainda a participação de arquitetos estrangeiros nos projetos. Um movimento realizado já há três anos e que transmitiu à Gafisa mais maturidade para novos negócios. “Acho que a arquitetura volta a ser protagonista depois de muitos anos”, disse ele. “Posso dizer só para finalizar que todos os produtos que fizemos de alto padrão tiveram uma ótima velocidade de vendas nos últimos dois anos. Então, o que a gente fez tem dado resultado. Isso nos encoraja cada vez mais a investir nesse segmento”, afirmou o executivo.