Giro

Fux, do STF, rebate manifestações antidemocráricas: “Ninguém fechará esta Corte”

Crédito: Felipe Sampaio / SCO - STF

“Não podemos tolerar, em respeito ao juramento constitucional que fizemos ao assumir uma cadeira na Corte” (Crédito: Felipe Sampaio / SCO - STF)

O presidente da Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, disse nesta quarta-feira (8) que “ninguém fechará esta Corte”. “Nós a manteremos de pé, com suor e perseverança”, declarou o ministro, após os ataques do presidente Jair Bolsonaro (sempartido) contra o STF, em discursos nos atos de 7 de setembro em Brasília e em São Paulo. As declarações de Fux foram dadas na abertura da sessão plenária.

Em resposta às ameaças de Bolsonaro de descumprir decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes, Fux disse que, se o presidente ignorar medidas impostas contra ele e a União, estará cometendo crime de responsabilidade, que deverá ser analisado pelo Congresso Nacional.

“O STF não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso”, disse o ministro.

+ ANÁLISE-Ataques de Bolsonaro no 7 de Setembro elevam patamar de debate sobre impeachment



O presidente do STF também disse que “ofender a honra dos ministros, incitar a população a propagar discursos de ódio contra a instituição do Supremo e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas e ilícitas”.

“Não podemos tolerar, em respeito ao juramento constitucional que fizemos ao assumir uma cadeira na Corte”, acrescentou.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km