Os contratos futuros de minério de ferro da China subiram à máxima em seis meses nesta sexta-feira, impulsionados por números fortes da balança comercial do país. Os contratos mais negociados de minério de ferro da Bolsa de Commodities de Dalian atingiram o limite máximo diário, a 694 yuans (US$ 101) a tonelada.

As importações de minério de ferro do maior consumidor global da matéria-prima aumentaram 12% em janeiro na comparação anual, para 92 milhões de toneladas, segundo os dados oficiais mais recentes.

As exportações chinesas aumentaram 7,9% em janeiro, revertendo a queda de 6,1% de dezembro. As exportações de aço do país, porém, recuaram 24% na comparação anual, em meio a um avanço na demanda doméstica por moradia e infraestrutura.

“Um rali sustentado nas ações do setor de construção nesta semana impulsionaram o sentimento pelo minério de ferro e os futuros de aço graças à expectativa por uma demanda mais forte”, afirmou Sun Yonggang, analista da Chaos Ternary Futures. “Os dados mais recentes também mostram que a economia está se estabilizando.”

Os investidores chineses têm privilegiado futuros ligados ao aço desde o início do ano, com apostas de que haverá um recuo nos estoques após as medidas do governo voltadas para reduzir o excesso de capacidade e a poluição relacionada ao setor. Os estoques de minério de ferro nos portos chineses atingiram níveis próximos do recorde recentemente. Analistas advertem que o rali no aço e no minério de ferro pode acabar em fortes quedas neste ano, já que as vendas no setor de moradia poderiam recuar. Fonte: Dow Jones Newswires.