A pandemia da Covid-19 fez mudar as expectativas dos profissionais em relação ao futuro do trabalho. Pesquisa realizada com mais de 6.000 trabalhadores em todo o mundo mostra como as pessoas estão se sentindo e o que esperam do futuro do trabalho.

+ Home Office aciona transformação de modelos de trabalho e carreira

Os resultados mostram que as expectativas dos profissionais mudaram na comparação com um ano antes: eles passaram a valorizar ainda mais a flexibilidade no trabalho, conforme destaca o Fast Company.

Veja a seguir os principais pontos destacados pelos trabalhadores:

Flexibilidade é uma das principais prioridades

O estudo mostra que a flexibilidade é essencial para manter colaboradores e continuar atraindo talentos, com 78% dos entrevistados afirmando que desejam manter o regime de trabalho flexível e com a opção de trabalhar remotamente. Pesquisa que a Atlassian conduziu em parceria com a PwC no início deste ano, descobriu que mais de 40% dos trabalhadores do conhecimento nos EUA estão dispostos a mudar de emprego se isso significar que terão a opção de trabalhar em casa.

Contrate funcionários que compartilhem seus valores

A pesquisa mostra ainda que 49% dos colaboradores deixariam o emprego se ficasse claro que os valores de seu empregador não se alinham aos seus.

Otimize seu processo de integração para funcionários remotos

Aumentar o nível de integração da equipe é fundamental, especialmente nos casos em que as equipes estão no modo apenas remoto ou híbrido.

Experimente, aprenda, adapte, repita

A maioria das pessoas valoriza tanto a flexibilidade que se compromete a superar os desafios. Os líderes têm a função de evoluir como trabalham para garantir uma equipe engajada e um negócio sustentável e adaptável.