Ciência

Futura missão ExoMars passa com sucesso em teste de perfuração profunda

Futura missão ExoMars passa com sucesso em teste de perfuração profunda

Um protótipo do rover ExoMars Rosalind Franklin revelado pela Airbus Defense and Space em uma instalação em Stevenage, Inglaterra, em 7 de fevereiro de 2019 - AFP/Arquivos

A réplica do robô europeu da futura missão “ExoMars”, que decolará no outono de 2022 para explorar o solo marciano, passou com sucesso em seu primeiro teste de perfuração profunda, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA) nesta quarta-feira (15).

O irmão “gêmeo” do rover Rosalind Franklin “perfurou e extraiu amostras a uma profundidade de 1,7 metros” que é “muito mais profunda do que já foi alcançado no planeta vermelho”, onde o recorde é de 7 centímetros, explicou a ESA.

Esta é uma “primeira fase promissora” para a missão ExoMars, disse a agência em seu comunicado. O programa espacial russo-europeu, inicialmente planejado para 2020, foi adiado para 2022 principalmente devido à pandemia.

O robô Rosalind Franklin (em homenagem a uma bióloga molecular britânica) inicialmente tem a capacidade de perfurar o solo marciano a uma profundidade de dois metros, o que em teoria dá acesso a matéria orgânica que pode estar armazenada por 4 bilhões de anos.



Nesta época distante, Marte era mais parecido com a Terra do que é hoje, com condições que talvez abrigassem formas de vida.

A réplica do rover ExoMars, apelidada de “Ground Test Model” (Modelo de Teste de Solo), extraiu seus primeiros fragmentos nas instalações da empresa aeroespacial Alec em Turim, na Itália, que continham uma réplica de solo marciano.

A perfuração foi realizada em um poço com diferentes tipos de rochas, para recriar o tipo de solo que pode ser encontrado em Marte. O robô também tem um peso menor que o normal, já que a gravidade em Marte é menor que na Terra.

As amostras extraídas foram depositadas no laboratório dentro do robô para análise, como acontecerá em Marte.

“A coleta confiável de amostras em profundidade é a chave do principal objectivo científico do ExoMars”, lembrou o pesquisador responsável pelo projeto, Jorge Vago.

O verdadeiro robô Rosalind Franklin estará pronto para ir a Marte em cerca de um ano. A primeira janela de lançamento do ExoMars será aberta em 20 de setembro de 2022.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago