Giro

Futebol inglês anuncia boicote de quatro dias às redes sociais

Crédito: Reprodução/Unsplash

A manifestação coletiva de força quer medidas para conter o discurso de ódio, principalmente sob a forma de mensagens dirigidas aos jogadores. (Crédito: Reprodução/Unsplash)

A estrutura do futebol em Inglaterra anunciou um boicote de quatro dias, a partir de 30 de abril, às redes sociais como forma de protesto. Os clubes, da Premier League aos escalões amadores, e as instituições organizativas e sindicatos vão suspender a publicação de conteúdos nas respetivas páginas de Facebook, Twitter e Instagram numa manifestação coletiva de força e exigindo que sejam tomadas medidas para conter o discurso de ódio naquelas plataformas, principalmente sob a forma de mensagens dirigidas aos jogadores.

+ Instagram é considerada rede social mais ‘invasiva’ por recolher dados dos usuários

Já em fevereiro, os responsáveis pelo futebol inglês assinaram uma carta dirigida a Jack Dorsey, do Twitter, e Mark Zuckerberg, do Facebook e Instagram, para pedir maior proteção aos protagonistas, incluindo filtros de conteúdos e bloqueios aos autores de mensagens racistas e discriminatórias.

Além das medidas punitivas, os responsáveis pedem que sejam implementados mecanismos mais apertados de verificação de identidade e maior assistência às autoridades nas investigações.



A organização do boicote pede ainda que o governo atue, aprovando maior regulação da Internet que obrigue as empresas de media sociais a proteger os utilizadores britânicos de conteúdos perigosos e ilegais.

O objetivo globalmente é terminar com mensagens racistas e difamatórias, que proliferam pelas redes sociais. O protesto assume várias formas, como o ajoelhar dos jogadores antes do início das partidas ou a disseminação de mensagens com apelo aos torcedores para mudarem a mentalidade e denunciarem situações de discriminação nas redes sociais.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago