Giro

Funed tem estrutura para produzir vacina contra Covid-19

Crédito: Reprodução/Divulgação

A Fundação forneceu cerca de 18 milhões de doses da vacina contra a meningite C para o Ministério da Saúde, da qual é a única fornecedora. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituto de pesquisa vinculado ao governo de Minas Gerais, tem potencial e capacidade científica para produzir e envasar vacinas contra a Covid-19, a exemplo do que estão fazendo o Instituto Butantan, com a Coronavac, e a Fundação Oswaldo Cruz, com a vacina da AstraZeneca, em parceria com Universidade de Oxford.

A Funed é uma das principais instituições de saúde pública do Brasil. Em 2020, forneceu cerca de 18 milhões de doses da vacina contra a meningite C para o Ministério da Saúde, da qual é a única fornecedora.

+ Covid-19: Anvisa alerta para venda de vacinas falsas na internet
+ Anvisa se reúne domingo para definir autorização emergencial de vacina

Ele explica que no caso do Butantan e da Fiocruz, o governo de São Paulo e o governo federal, respectivamente, fecharam acordos com laboratórios estrangeiros que transferiram a tecnologia para a vacina ser envasada no Brasil.

O presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e professor da UFMG, “já foi discutida a possibilidade de usar o parque fabril da Funed para produzir testes e vacinas contra a Covid-19, se em algum momento for desenvolvida uma vacina brasileira”.

Na visão do professor, um dos empecilhos para a instituição ajudar na produção de doses de uma vacina para a Covid-19 não é a capacidade técnica ou estrutura da fundação estadual, mas sim a ausência de mão de obra.

Em nota, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) informou que está em contato com empresas para negociar o desenvolvimento e a produção de vacinas contra a Covid19.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel