Giro

Fundos Imobiliários (FIIs) ensaiam recuperação e podem virar opção

Crédito: Pexels

Lockdown causado pela covid-19 atingiu diretamente os Fundos Imobiliários, mas papéis já começam a retomar atividade positiva (Crédito: Pexels)

Com a pandemia da covid-19 promovendo o fechamento de boa parte dos prédios comerciais, principalmente shoppings, os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) sofreram grande impacto e deixaram de distribuir grandes rendimentos por ação. Quem deixou de investir nesses papéis exatamente por este motivo, já pode começar a reconsiderar um incremento na carteira de ações.

O fundo da Hedge (HGBS11), por exemplo, que chegou a ter rendimentos de R$ 1,40 por ação em março, chegou a cair para 25 centavos em agosto e setembro, mas já distribuiu 30 centavos por ação até o dia 20 de outubro, segundo a revista Exame. O fundo investe em 11 ativos espalhados pelo País.

+ Ibovespa tem abertura fraca à espera de sinalização em Nova York
+ Ibovespa acumula queda de quase R$ 440 bilhões em 2 meses
+ A agitação migrou para a bolsa

No caso do HSI Mall (HSML11), com cinco ativos localizados em São Paulo, Maceió e Rio Branco, os rendimentos caíram de 60 centavos por ação em março para 18 centavos em agosto e 26 centavos em setembro. Até aqui já distribuiu 40 centavos, uma alta de 53%.



Fundos de investimento voltados aos shoppings tiveram uma queda drástica com o lockdown, como por exemplo o XP Mall (XPML11), que zerou seus rendimentos em março após repassar mais de 50 centavos antes da pandemia, ensaiou uma retomada em junho, quando distribuiu 27 centavos por ação, subiu para 42 centavos em julho e despencou para 3 centavos no mês seguinte. Até o dia 20 do mês atual já repassou 26 centavos aos acionistas.

Como a retomada dos empreendimentos ainda é muito lenta, vale apostar em Fundos Imobiliários diversificados, que vão desde os focados em shoppings até escritórios e semelhantes. Estude bem a situação e evolução dos fundos nos últimos meses e compare-os ao nível pré-pandemia antes de voltar a apostar no mercado de FIIs.

Todos os fundos listados na B3 podem ser encontrados clicando aqui e os FIIs com maiores rendimentos também podem ser acessados aqui.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago