Os fundadores do Soundcloud criaram um serviço de assinatura de bicicletas elétricas em Berlim, na Alemanha. O serviço, batizado de “Dance”, teve início nesta terça-feira (21) somente para convidados, com um preço inicial de 59 euros por mês.

A Dance foi idealizada por Eric Quidenus-Wahlforss e Alexander Ljung, fundadores do Soundclound, em conjunto com Christian Springub, fundador da Jimdo, um construtor de sites alemão.

+ Produção de bicicletas acumula queda de 36,2% no semestre
+ Pandemia faz fabricação de bicicletas disparar em Taiwan
+ Cientistas criam música com a estrutura do coronavírus em busca de brechas para combatê-lo

O serviço vai funcionar da seguinte forma: os usuários fazem o download de um aplicativo e se registram no serviço. A bicicleta elétrica é entregue já montada ao assinante dentro de 24 horas. Caso a bicicleta apresente algum tipo de problema e precise de manutenção, o usuário alerta o Dance através do aplicativo e a e-Bike é substituída.

A startup aposta em um mercado cada vez mais aberto para os europeus e pela nova realidade que a pandemia do coronavírus impôs na região, com restrições de mobilidade e distanciamento social. Foram mais de 930 quilômetros de infraestrutura voltada ao ciclismo na Europa desde março, quando a pandemia teve início.

Com isso, da mesma forma que o mercado fonográfico migrou para os serviços de assinatura por streaming, a Dance acredita que vai puxar a fila das bicicletas por assinatura e inaugurar uma nova relação entre a mobilidade urbana e as necessidades dos usuários.

Além disso, vale lembrar que o custo de uma bicicleta elétrica seria alto, em média 2,3 mil euros. Pesa nisso a possibilidade de roubo também, o que as torna um investimento arriscado.