O fundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, lançou recentemente uma ofensiva contra a Apple recentemente. Numa entrevista do New York Times sobre como a Apple supostamente deu ao governo chinês o controle dos seus data centers em Guiyang, Durov disse que a empresa de Cupertino é eficiente na venda de “hardware obsoleto e caro para clientes que estão presos ao seu ecossistema”.

+ Fones de ouvido da Apple podem atuar como aparelhos auditivos, diz estudo

Pavel Durov considera que os dispositivos da Apple estão desatualizados e dá como exemplo a taxa de atualização do display de 60 Hz em vez de 120 Hz que muitos smartphones Android usam atualmente. No entanto, o “ataque” mais feroz foi quando Durov disse que ter um iPhone o tornava um escravo digital da Apple.

Durov criticou ainda a política da Apple de não permitir que os usuários descarreguem apps de qualquer outro lugar, exceto da App Store do iOS. Tal crítica deve-se ao fato do Telegram oferecer downloads diretos para smartphones Android com atualizações mais rápidas e menos restrições.

O CEO também condenou o fato da Apple apenas permitir usar o iCloud para fazer backup dos seus dados nativamente. Em termo de conclusão, o fundador do Telegram disse que é provavelmente por isso que “a abordagem totalitária da Apple é tão apreciada pelo Partido Comunista da China”.