PUBLIEDITORIAL

Fundação Vanzolini auxilia gestores a melhorarem os negócios.

Impacto positivo abrange profissionais, empresas e organizações governamentais.

Fundação Vanzolini auxilia gestores a melhorarem os negócios.

Como garantir que o crescimento das empresas e dos negócios seja uma certeza em um mundo com mercado em intenso processo de transformação? Os novos modelos econômicos exigem eficiência, tecnologia de ponta, qualidade de processos e um nível de excelência profissional que consiga responder às demandas da força motriz que mantém o mercado em funcionamento: o consumidor.

Com esse pensamento direcionando seu escopo de trabalho, a Fundação Vanzolini, instituição gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, tem se destacado como uma fomentadora de crescimento da economia. Cases de diversos segmentos de negócio nos quais a fundação atua demonstram que é preciso seguir exemplos preocupados em garantir altos níveis de qualidade. Nesse sentido, as quatro áreas de atuação da Vanzolini vêm servindo como uma ponte entre a USP e a sociedade.

O primeiro elo está diretamente ligado à qualificação profissional. Para a Fundação Vanzolini, o crescimento das empresas brasileiras exige profissionais qualificados com níveis de excelência. Trata-se de um círculo virtuoso no qual a educação continuada de qualidade forma profissionais que, em seguida, atuam com mindset inovador nas empresas. Estas, por sua vez, oferecem melhores produtos e serviços à população, que se fideliza. As empresas crescem e os executivos precisarão se qualificar se lá desejarem trabalhar. Para criar essa mecânica, a instituição oferece programas de Pós-Graduação e MBA com certificação USP, além de cursos de capacitação e atualização com a chancela da Fundação Vanzolini. São curso que respondem à carência de bons profissionais no Brasil, como Gestão de Projetos, Logística Empresarial, Análise de Negócios entre outros.

O segundo ponto de atuação é uma das principais formas de levar a indústria brasileira a níveis internacionais de qualidade. Os programas de Certificação da Vanzolini concedem acreditação e certificação, como as normas ISO, às organizações de saúde, de produção agrícola, automotiva e muitas outras que estão no dia a dia dos brasileiros. O café de qualidade que você toma lendo essa matéria, por exemplo, passa pela certificação da Fundação. Mais uma vez, é a necessidade do consumidor que está no centro das atenções para a manutenção da sobrevivência das empresas.

A Fundação Vanzolini também está de olho nos alicerces da educação brasileira. Sua área de Gestão de Tecnologias em Educação possui programas que ampliam a oferta de qualidade educacional. Esse braço da fundação planejou e implementou, e atualmente operacionaliza, um programa que capacita cerca de 700.000 servidores de educação do Estado de São Paulo de forma permanente e em larga escala. Também atuou criou e implementou o sistema que reeditou o material pedagógico complementar da rede pública de ensino paulista. Dessa forma, preocupada também com a educação infantil, contribui para criar uma geração de futuros consumidores mais cultos e conscientes.

A quarta área de atuação, diretamente ligada às empresas, desenvolve estudos e projetos personalizados para inovação de processos para que se adaptem às exigências do mercado. É o caso, por exemplo, de uma das mais significativas startups do segmento de saúde atuais. A empresa recebeu um novo desenho de processos de prestação de serviços de consultas. A Fundação Vanzolini criou um plano de ação que estabeleceu novos fluxos de responsabilidades, cronogramas e orçamentos de gastos. O resultado foi o crescimento da marca e um melhor atendimento aos consumidores do serviço.

A Vanzolini está na vida das pessoas. A proposta de atuação dos seus vários departamentos acaba tendo influência positiva no dia a dia dos brasileiros. A consequência disso, direta ou indiretamente, é o crescimento da economia e das empresas que se preocupam com qualidade em todos os sentidos.