O tradicional banquete dos prêmios Nobel, celebrado todo ano em dezembro em Estocolmo, foi cancelado, anunciou nesta terça-feira (21) a Fundação Nobel, que enfatizou que a premiação acontecerá, mas “sob novos formatos”.

Nobel de Economia Joseph Stiglitz defende abandonar o PIB

Pandemia pode agravar desigualdades, diz Nobel Angus Deaton

“A Fundação Nobel espera poder manter as cerimônias de premiação em 10 de dezembro em Oslo e Estocolmo sob novos formatos que levarão em consideração as restrições relacionadas ao distanciamento social e ao fato de que somente alguns, ou talvez nenhum, dos premiados poderá participar”, explicou a Fundação em comunicado enviado à AFP.

O anúncio dos prêmios (Medicina, Física, Química, Literatura, Paz, Economia) se mantém nas datas previstas entre 5 e 12 de outubro, afirma a Fundação.

O banquete do Nobel foi cancelado anteriormente durante as duas guerras mundiais. Também não foi celebrado em 1907, 1924 e 1956, disse um porta-voz.

O último cancelamento do banquete em 1956 teve como motivo não convidar o embaixador soviético devido à repressão do levante de Budapeste, explicou à AFP.