As temperaturas devem continuar baixas, nesta sexta-feira (20), em grande parte do Brasil, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em algumas áreas, o Instituto emitiu alertas laranja, de perigo, e amarelo, de perigo potencial.

A previsão é de formação de geada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. “As previsões também indicam volumes elevados de chuva, que podem superar os 80 mm, nos Estados de Sergipe e Alagoas”, alerta o Inmet, em nota.

Parte de Santa Catarina e do Paraná recebeu alerta laranja. A previsão é de temperatura mínima entre 3ºC e 0ºC e há risco de perda de plantações. As áreas afetadas são: Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Sudeste Paranaense, Norte Catarinense, Nordeste Rio-grandense, Centro-Sul Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Catarinense, Metropolitana de Curitiba e Centro Oriental Paranaense.

Prefeitura de Ourinhos torna banho “facultativo” no frio e internet não perdoa

Áreas de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e parte do Mato Grosso do Sul receberam alerta amarelo. A previsão é de temperatura mínima até 3ºC e há risco leve de perda de plantações. As áreas afetadas são: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Norte Pioneiro Paranaense, Sul Goiano, Vale do Rio Doce, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Norte de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Araçatuba, Noroeste Paranaense, Zona da Mata, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Metropolitana de Belo Horizonte, Norte Central Paranaense, Araraquara, Jequitinhonha, Noroeste Goiano, Noroeste de Minas, Assis, Litoral Sul Paulista, Distrito Federal, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Vale do Mucuri, Centro Oriental Paranaense.

Em outra parte de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o alerta também é amarelo. A previsão é de temperatura mínima até 3ºC e risco leve de perda de plantações. As áreas afetadas são: Serrana, Oeste Catarinense, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Norte Central Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Norte Pioneiro Paranaense, Norte Catarinense, Centro-Sul Paranaense, Sul Catarinense.

No sábado (21) a tendência é de início de elevação das temperaturas na parte central do Brasil, segundo o Inmet. As chuvas ficarão concentradas na faixa norte, com maiores valores previstos para o norte do Pará e do Maranhão.