Uma mudança brusca no clima de várias regiões do país deve ocorrer nos próximos dias graças a uma combinação de eventos metereológicos como um ciclone tropical, forte massa de ar frio e até neve.

Esta última até já se fez presente pela primeira vez em 2022. Foi na cidade de Urupema (Santa Catarina) onde chegou a nevar no Morro das Antenas. O estado ainda registrou chuva congelada durante a madrugada na cidade de São Joaquim, com os termômetros registrando -2,4º C às 4h.

+ Argentina enfrenta quarta onda de Covid

Massa de ar frio

A massa de ar frio que vem da Argentina provocará uma queda de temperatura brusca em várias regiões do país. A previsão é que os termômetros fiquem abaixo dos 10º C nas regiões Sul e Sudeste e Centro-Oeste, com o fenômeno se estendendo até segunda-feira (23).

Ciclone Tropical

Junto com a massa de ar frio, um ciclone tropical atingirá os estados do Sul do Brasil. Batizado pela Marinha de Yakecan (som do céu em tupiguaruani), a tempestade subtropical trará chuva e ventos de até 100 km/h.

Várias cidades gaúchas cancelaram as aulas e se preparam para eventuais emergências causadas pelos fortes ventos. A tempestade chegará com maior intensidade na região na noite de hoje (17).

Além de atingir o Rio Grande do Sul, o Yakecan afetará Santa Catarina, Paraná e o sul do estado de São Paulo. Existe a possibilidade do ciclone ganhar força conforme se aproxime da costa e, caso as rajadas de vento ultrapassem os 120 km/h, o Yakekan passa a ser considerado um furacão.