Dia 14 de fevereiro é comemorado o Valentine’s Day, nome dado ao Dia dos Namorados nos Estados Unidos e Europa. Encontrar o grande amor da vida é o sonho de muitas pessoas e a internet pode ser grande aliada neste objetivo. No entanto, é necessário ter cuidado para não ser vítima de golpistas. Para se ter uma ideia, a pandemia da covid-19 fez aumentar o número de fraudes românticas, quando golpistas fingem ter interesse amoroso para enganar parceiros.

Pelo menos 32,8 mil golpes de romance foram relatados no ano passado, quase 31% a mais do que em 2019, de acordo com dados da Federal Trade Commission citados pelo The Wall Street Journal. As perdas com os golpes alcançaram cerca de US$ 304 milhões, aumento de quase 51% na comparação com o ano anterior.

+ Valentine’s Day: é possível pegar carona nas promoções do Dia dos Namorados dos EUA

Normalmente, os golpistas românticos criam perfis online falsos e começam a se relacionar com vítimas por meio de aplicativos de namoro ou mídia social. Os fraudadores envolvem suas vítimas e inventam desculpas para não se encontrarem pessoalmente. As justificativas são as mais variadas, desde missão em plataforma de petróleo até ação militar.

O golpista é envolvente e quando o relacionamento se fortalece é a hora de aplicar o golpe. Eles pedem dinheiro e quando conseguem o valor desejado desaparecem deixando a decepção e o prejuízo financeiro.

Para especialistas, o cenário de pandemia é propício para esse tipo de golpe. Com o distanciamento social, os encontros pessoais foram trocados pelos virtuais. Com mais tempo online, muitas pessoas começaram a navegar mais pelos sites de relacionamento. Os fraudadores, por sua vez, perceberam a chance de aplicar seus golpes.

Fiquei desempregado, preciso fazer um exame ou consertar um carro são as desculpas mais comuns usadas neste momento de pandemia para conseguir tirar valores das suas vítimas. A necessidade de distanciamento social, a desculpa ideal para não ter encontro presencial. O cenário propício para golpes estava criado e muitas pessoas foram prejudicadas.

Os internautas devem ficar atentos para não cair em armadilhas. Ao mesmo tempo, as instituições financeiras também estão aprimorando suas ferramentas de análise de dados para tentar dificultar os golpes financeiros.