Negócios

Franquias: veja ranking das 50 maiores de 2021; Boticário lidera

Crédito: Reprodução/Facebook/O Boticário

Com 3.652 unidades, rede O Boticário mantém liderança entre as redes de franquia no Brasil (Crédito: Reprodução/Facebook/O Boticário)



O mercado brasileiro de franquias cresceu 10,7% em 2021 em relação a 2020 e faturou mais de R$ 185 bilhões, divulgou a Associação Brasileira de Franquias (ABF) nesta quarta-feira (16). O Boticário manteve a liderança de 2020 entre as maiores redes franquiadas com 3.652 filiais, 825 a mais que o McDonald´s, na terceira colocação do ranking ao perder o segundo lugar à Cacau Show.

O estudo indica que o número mínimo de unidades para ingressar entre as 50 principais franquias do Brasil aumentou 29% na comparação com 2020. Já o total de unidades do top 50 avançou 23% no mesmo período. O número de redes com mais de mil unidades, que era de 16 empresas em 2020, passou para 21 marcas em 2021.

+ Corvette usado no 5º filme da franquia ‘Velozes e Furiosos’ será leiloado

“As redes não apenas mantiveram, como aceleraram seus planos de expansão, resultando no expressivo crescimento do total de unidades do grupo e na elevação do piso de ingresso. Alimentação, um dos segmentos mais tradicionais do setor, abriu espaço para outros ramos, incluindo B2B. Notamos também que muitas redes alavancaram seu crescimento com modelos alternativos de operação, principalmente home based e virtual”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.




O setor com o maior aumento de faturamento no ano passado foi o de serviços: 22,9% em relação ao ano anterior, resultado motivado pela fintech ACQIO e da Prudential. Os serviços respondem por 15% das franquias – em 2020 a participação era de 10%.

O setor de moda teve 11% de crescimento com a inclusão de 1,8 mil unidades da Gazin Semijoias, que soma total de 2.083 unidades. No entanto, o segmento de alimentação segue na liderança com 33% das franquias.

O levantamento da ABF indica que, enquanto as operações em Loja tradicional caíram de 90% para 82% em participação nas redes franqueadas, outros formatos (home based, unidades móveis e quiosques) cresceram de 10% para 18%, o que indica a adaptação do mercado ao contexto da pandemia causada pela Covid-19.


Veja o ranking das 50 maiores franquias de 2021:

Posição 2020 Posição 2021 Marca Unidades 2021 Unidades 2020 Variação
1 1 O BOTICÁRIO 3652 3620 0,9%
3 2 CACAU SHOW 2827 2371 19,2%
2 3 MCDONALD´S 2585 2567 0,7%
4 GAZIN SEMIJOIAS 2083
NF** 5 ORTOBOM 2078 NF**
6 PIT STOP SKOL 1880 1866 0,8%
4 7 SUBWAY 1862 1863 -0,1%
5 8 AM/PM 1841 1804 2,1%
9 9 SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS 1682 1325 26,9%
6 10 LUBRAX + 1668 1665 0,2%
11 PRUDENTIAL 1646
17 12 ODONTOCOMPANY 1631 997 63,6%
13 KUMON 1563 1585 -1,4%
8 14 ÓTICAS CAROL 1460 1394 4,7%
10 15 BURGER KING BRASIL 1242 1302 -4,6%
14 16 SHELL SELECT 1197 1109 7,9%
13 17 BR MANIA 1184 1132 4,6%
7 18 CVC BRASIL 1165 1425 -18,2%
12 19 JET OIL 1149 1172 -2,0%
15 20 ÓTICAS DINIZ 1117 1107 0,9%
11 21 WIZARD BY PEARSON 1102 1258 -12,4%
18 22 CORREIOS 979 994 -1,5%
16 23 BOB´S 977 1017 -3,9%
20 24 CHILLI BEANS 966 847 14,0%
19 25 HELP! LOJA DE CRÉDITO 876 855 2,5%
26 ACQIO 869 1036 -16,1%
22 27 FISK CENTRO DE ENSINO 765 767 -0,3%
21 28 DIA% 750 778 -3,6%
28 29 OGGI SORVETES 745 554 34,5%
26 30 ESPAÇOLASER 717 587 22,1%
23 31 CCAA 710 725 -2,1%
27 32 CHIQUINHO SORVETES 665 566 17,5%
24 33 HERING STORE 640 664 -3,6%
25 34 CNA 632 629 0,5%
43 34 ACQUAZERO 632 388 62,9%
31 35 NUTRIMAIS 575 524 9,7%
37 36 KNN IDIOMAS 564 427 32,1%
37 +ÁGIL 554 154 259,7%
35 38 REMAX 549 444 23,6%
30 39 LOCALIZA 548 528 3,8%
29 40 CLUBE TURISMO 540 546 -1,1%
147 41 SPLASH (REDE IGUI) 506 109 364,2%
42 42 MERCADÃO DOS ÓCULOS 505 396 27,5%
32 43 5ÀSEC 501 468 7,1%
33 44 HAVAIANAS 490 467 4,9%
39 45 KOPENHAGEN 446 406 9,9%
46 SOLARPRIME 443 263 68,4%
36 46 AREZZO 443 436 1,6%
34 47 PITICAS 439 453 -3,1%
52 48 SORRIDENTS 420 310 35,5%
41 49 CARMEN STEFFENS 419 400 4,8%
44 50 CASA DE BOLOS 406 385 5,5%

**NF (Não fornecidos os dados na Pesquisa das 50 Maiores de 2021)