Herbert Washington, maior franqueado negro do McDonald’s nos Estados Unidos, apresentou uma ação judicial contra a rede de fast-food por racismo. O documento foi encaminhado na terça-feira (16) para o tribunal federal de Ohio, segundo informações da CNBC.

Washington alega que a companhia o direcionava para pontos menos lucrativos em bairros de baixa renda e predominantemente negros. Desde 1980 trabalhando com a franquia, ele alega que a rede sempre dificultou seu sucesso em relação a empresários brancos.

+ Procuradoria do Rio cria comissão para combater o racismo estrutural
+ Senado aprova projeto de convenção contra racismo; texto vai à promulgação

De acordo com a reportagem, o McDonald’s USA disse que está analisando a reclamação, mas que o resultado dos negócios faz parte de anos de má gestão por parte de Washington.

Herbert Washington é antigo jogador da Major League Baseball e opera 14 restaurantes do McDonald’s atualmente, mas já controlou 23 em 2017.

O processo do ex-jogador é semelhante a um outro de setembro de 2020, em que 52 operadores de franquia da rede de fast-food alegaram discriminação. A localização de suas lojas geraram uma receita de cerca de US$ 700.000 menor do que a média nacional para os seus franqueados, entre 2011 e 2016.