Ciência

França realiza duplo transplante de braços e ombros em paciente islandês

França realiza duplo transplante de braços e ombros em paciente islandês

Um islandês se tornou na quarta-feira o primeiro paciente a receber um transplante de dois ombros e dois braços em uma cirurgia realizada em Lyon - AFP/Arquivos

Um islandês se tornou na quarta-feira o primeiro paciente a receber um transplante de dois ombros e dois braços em uma cirurgia realizada em Lyon (leste da França), informaram os Hospitais Civis de Lyon (HCL) nesta sexta-feira (15).

Esta “operação bilateral de braços e ombros”, realizada no Hospital Edouard Herriot, durou 15 horas e “exigiu a mobilização de várias equipes médicas e de saúde pública e privada do território”, indicou o HCL em um comunicado.

Um porta-voz do HCL disse à AFP que o paciente, de nacionalidade islandesa, se encontrava estável nesta sexta-feira pela manhã.

“Pelo o que sabemos, se trata de algo inédito no mundo, já que as operações anteriores de braços não incluíam os ombros”, destacou este porta-voz.



Segundo a imprensa local, este paciente, de 48 anos, teve os dois braços amputados aos 26 anos, após uma electrocussão com uma linha de alta tensão.

Em 1998, já em Lyon, a equipe do professor Jean Michel Dubernard realizou um primeiro transplante de uma mão. Depois, em janeiro de 2000, outro das duas mãos e da parte inferior dos antebraços.

O primeiro transplante de ambos os braços no mundo aconteceu em julho de 2008 na Alemanha, com um agricultor amputado como consequência de um acidente de trabalho.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel