Ciência

França planeja oferecer doses de reforço anticovid a todos os adultos

Crédito: AFP

Passageira mostra passaporte sanitário antes de embarcar em trem no sul da França, em 21 de julho de 2021 - (Crédito: AFP )

O governo francês deve anunciar nesta quinta-feira que todos os adultos poderão receber a dose de reforço da vacina anticovid e um maior controle dos passaporte de saúde. As medidas são uma tentativa de conter um aumento nos casos, indicaram fontes parlamentares e governamentais nesta quarta-feira (24).



O ministro da Saúde, Olivier Véran, deve especificar em entrevista coletiva quem terá acesso à dose complementar nas próximas semanas, atualmente reservada para maiores de 65 anos.

+ Casos de covid sobem 23% nas Américas, alerta Opas

Segundo fontes parlamentares, o Executivo decidiu ampliar essa possibilidade a todos os adultos rapidamente, conforme recomendação de órgãos de aconselhamento do governo nos últimos dias.

O primeiro-ministro Jean Castex teria indicado que a dose de reforço poderá ser aplicada cinco meses após a última, em vez dos atuais seis meses.



Para os não vacinados, os exames diagnósticos para usufruir temporariamente do passaporte de saúde terão validade reduzida de 72 para 24 horas.

Quanto ao uso da máscara, pode ser obrigatório em ambientes internos onde é exigido o passaporte de saúde (bares, museus, shopping centers, …) e em ambientes externos com grande circulação, como as feiras de Natal.

O governo também estuda adotar um maior rigor no controle dos passaportes de saúde e campanhas de diagnóstico nas escolas, mas descarta a aplicação de toques de recolher ou confinamentos por enquanto.

Para o Executivo, o objetivo é “salvar as férias de fim de ano”, disse seu porta-voz, Gabriel Attal, nesta quarta-feira após reunião do conselho de ministros.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?