O ministro francês do Interior, Christophe Castaner, expressou nesta segunda-feira (12) sua preocupação com os “fortes movimentos migratórios nos Pirineus”, ao anunciar uma maior cooperação com a Espanha, em uma visita a um posto fronteiriço antes de viajar a Madri.

“Há fortes movimentos nos Pirineus, que estão aumentando nos Pirineus Ocidentais”, estado francês na área fronteiriça do lado do Mediterrâneo, declarou Castaner, do Centro de Cooperação franco-espanhol Policial e Aduaneiro (CCPD) de Perthus.

“O essencial é trabalhar coletivamente. Aqui há uma grande cooperação dos serviços espanhóis e franceses”, afirmou o ministro, antes de viajar para Madri e se reunir com seu homólogo espanhol.

O ministro francês disse que deseja que “essa cooperação seja mais eficaz”, destacando que “a Espanha viu um aumento de 150% de suas entradas”.

“O desafio para a França é triplo: trabalhar com os países de origem dos migrantes, trabalhar com países de trânsito, incluindo o Marrocos, e trabalhar na fronteira europeia que precisa ser fortalecida”, apontou.

Ao anunciar o “pessoal reforçado”, o ministro disse que estava considerando “a nomeação de um coordenador dos Pirineus”.

No fim de outubro, o ministro do Interior já tinha mencionado em uma entrevista a criação de um “coordenador de segurança”, que seria um alto funcionário, para “organizar melhor os controles e o diálogo com as autoridades espanholas”, completou.