Cafés, bares e restaurantes poderão reabrir suas áreas externas em 19 de maio em toda a França, com uma limitação de seis clientes por mesa, e depois seus ambientes internos em 9 de junho, com metade de sua capacidade, disse o primeiro-ministro nesta segunda-feira(10).

“Estamos finalmente saindo desta crise de saúde de forma sustentável”, declarou o chefe do governo francês, Jean Castex, em entrevista ao jornal Le Parisien.

+ Após desconfinamento, Londres lança campanha de turismo nacional

Os profissionais esperavam que algumas regiões, com melhores indicadores de saúde do que outras, ficassem isentas desse limite de 50%, enquanto apenas 40% desses estabelecimentos possuem varandas.

Todas as lojas, incluindo centros comerciais e as chamadas lojas “não essenciais”, poderão reabrir no dia 19 de maio com uma capacidade máxima de um cliente por 8 m2, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro.

A partir de 9 de junho, as lojas passam a aceitar o dobro de clientes, ou seja, um a cada 4 m2. Este indicador deve desaparecer em 30 de junho.

Um total de 293 pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas, para um acumulado de 106.713 desde o início da epidemia.

Em relação à vacinação, 18 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina e quase 8 milhões receberam as duas, segundo a Diretoria Geral de Saúde (DGS).