Negócios

Fracasso na venda de Viracopos pode levar UTC à falência

Crédito: Divulgação/Viracopos

Em processo de recuperação judicial desde 2017 e o valor da venda seria usado para honrar com o compromisso assumido com a Justiça e os credores (Crédito: Divulgação/Viracopos)

O fracasso nas negociações para a venda da participação da UTC na concessão do aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, pode levar a empresa à falência.

Envolvida no escândalo da operação Lavo Jato, a UTC está em processo de recuperação judicial desde 2017 e o valor da venda seria usado para honrar com o compromisso assumido com a Justiça e os credores.

No entanto, de acordo com o Uol, a Brazil Invest Airport não realizou o depósito de R$ 150 milhões, que deveria ter sido realizado até o dia 14 de dezembro.

+ Justiça suspende contrato para realização do GP de Fórmula 1 em SP
+ TJSP decreta fim da recuperação judicial do Aeroporto de Viracopos



Sem o fechamento do negócio, o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho chegou a cogitar a decretação de falência da UTC, mas acabou dando um pouco mais de prazo para a empresa. Agora, a UTC tem até o dia 15 de fevereiro para apresentar uma nova proposta de pagamento aos credores.

Fundado em 1974, o grupo chegou a ter 35 mil funcionários, mas começou a passar por dificuldades com a crise econômica de 2014. Aliado a isso, em novembro daquele ano, o controlador do grupo Ricardo Pessoa foi preso na operação Lava Jato.

Com dívida de R$ 3,4 bilhões, em 2017, a companhia entrou com pedido de recuperação judicial. O mecanismo prevê a suspensão dos pedidos de execução por 180 dias, período em que a empresa tem que apresentar um plano para pagamento dos débitos que pode ou não ser aceito pelos credores.

Agora, a Justiça deu um novo prazo para a UTC apresentar um plano de pagamento. Vale destacar que se a proposta não for aceita pelos credores ou se a companhia não conseguir honrar com o combinado, a empresa pode ir direto para o processo de falência.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago