O prêmio Ocean Photography Awards, que destaca imagens do mar e da vida marinha, divulgou as fotos vencedoras de sua última edição. Entre categorias como aventura e exploração, que mostram as belezas impressionantes do fundo do mar, chamam atenção as imagens que mostram a impacto da poluição para os animais que vivem nos oceanos.

A imagem de um peixe com um filtro de cigarro na boca foi laureada com menção honrosa na categoria Conservação. “Esta imagem ilustra o problema ambiental de pessoas que descartam o lixo de forma descuidada e os danos que podem ser causados à vida selvagem”, ressalta o responsável pelo trabalho, o fotógrafo Steven Kovacs.

“Este pequeno peixe-lagarto confundiu a ponta do cigarro que passava na corrente com um pequeno peixe e o agarrou. Decidi intervir e tirar sua captura, temendo que acabasse matando o peixe.”

Na categoria Conservação, que mostra o dano causado pelo lixo nos oceanos, a imagem de uma enguia enrolada em uma linha de pesca abandonada venceu o primeiro lugar. Segundo o autor do retrato, o animal ficou preso ao objeto e, enquanto tentava se desprender do fio, se enrolava ainda mais.

“Cada giro sufocava lentamente o pobre animal até que ele não conseguiu mais respirar. Esta fotografia mostra um grito silencioso”, revelou Kerim Sabuncuoglu.

A foto de um cavalo-marinho preso a uma máscara também foi destaque. “Visito Stratoni, uma pequena vila à beira-mar na península de Halkidiki, regularmente para observar e fotografar a população local de cavalos-marinhos. A maior mudança recente: lixo do coronavírus”, contou o fotógrafo Nicholas Samaras.