JP Metsavainio, astrofotógrafo finlandês, divulgou uma foto do panorama da Via Láctea em sua conta no Twitter. Ele passou 12 anos e 1250 horas capturando esta imagem fenomenal. O resultado de seu trabalho árduo é o mais espetacular da astronomia. O fotógrafo iniciou seus trabalhos no ano de 2009 e concluiu o trabalho em 2021.

+ Nasa testa com sucesso foguete que levará astronautas à Lua

Demorou 12 anos para finalizar o mosaico da imagem. A foto que ele divulgou tem cerca de 100.000 pixels de largura, 234 painéis de mosaico individuais costurados e 1,7 gigapixels. JP Metsavainio em seu blog deu duas razões para demorar tanto para capturar a foto. Ele disse,

Para a imagem, seu fluxo de trabalho de processamento permaneceu constante. Ele disse que o tempo total de exposição é superior a 1250 horas e alguns dos fotogramas têm mais tempo de exposição do que outros. Na foto, há alguns objetos extremamente escuros visíveis como um remanescente de supernova W63 extremamente escuro, a Cygnus Shell. Ele fica a cerca de seis graus acima da nebulosa da América do Norte e pode ser visto como um anel azul claro. Ele disse, Passei cerca de 100 horas apenas para este SNR.

De acordo com o blog do fotógrafo, o outro grande e tênue remanescente de supernova em Cygnus pode ser visto na borda direita próxima da imagem. G65.5 + 5.7 é tão grande quanto a mais famosa nebulosa Veil. Existem mais de 60 horas de exposição apenas para este SNR.