Em busca de uma agenda moderna e sustentável, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) reunirá ministros, lideranças da cadeia produtiva e do mercado de capitais para discutir com especialistas em meio ambiente e governança no 1oº Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento. O evento, que devido à pandemia será realizado virtualmente no dia 17, pode ser considerado um marco ao unir pela primeira vez todos os elos da cadeia de abastecimento.

“O objetivo do evento é reunir as principais autoridades e líderes empresariais para debater soluções de impacto econômico, social, ambiental e de governança. Por isso a abordagem ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) foi escolhida como tema central,” afirmou João Galassi, presidente da ABRAS.

Na prática, isso significa que durante o evento devem entrar em pauta temas bastante atuais como a fome acentuada pela pandemia, diversidade, redução do desperdício, equidade racial e de gênero, atração de investimentos, entre outros. O encontro vestá organizado em seis painéis, que abordam temas como a dimensão cadeia de abastecimento nacional até a governança familiar e corporativa no contexto ESG.

Segundo Galassi, o evento terá um formato inovador e será mais do que apenas um simples congresso expositivo. “O fórum será sucedido por duas reuniões de trabalho, nas quais soluções e propostas apresentadas serão estruturadas em um relatório. Esse documento será instrumento para formação de coalizões integrais, parciais ou individuais entre todos setores participantes, para geração concreta de impacto econômico, social e ambiental.”

O fórum tem o apoio da KPMG, do Programa Mundial de Alimentos do Centro de Excelência Contra a Fome Brasil (WFP) e do Pacto Global da ONU no Brasil.