O túnel do tempo da indústria de brinquedos fez mais uma proeza. Deu vida nova ao velho patinete construído originalmente de madeira e rodinhas de rolimã. Resgatado da década de 70, o pequeno veículo está ajudando a levantar empresas em plena era da Internet. Fabricantes como a Toypower e a Calói, os primeiros a embarcar na onda, estão ganhando muito dinheiro. Em outubro, mês do Dia da Criança, espera-se vender mais de 75 mil unidades, nas versões modernas em alumínio ou aço. A Toypower, com sede em Alphaville (SP), mais conhecida até então por ter criado os ?espaguetis de piscina? (aquelas bóias tubulares coloridas, alegria da garotada), vai triplicar o faturamento este ano. Já vendeu 50 mil patinetes desde maio e espera fechar 2000 com R$ 6 milhões, em vez dos R$ 2 milhões previstos no início do ano. A Calói, com fábrica em Santo Amaro, ainda mostra nos canteiros mal-tratados os tempos difíceis que acaba de passar. A empresa foi vendida recentemente e os novos executivos perceberam a tempo a novidade. Ao lado das bicicletas, são feitos 2 mil patinetes por dia na Calói. A empresa espera entregar ao mercado 200 mil unidades e faturar R$ 20 milhões até fevereiro. É uma boa contribuição. O faturamento deste ano deve ser de R$ 130 milhões.

?Toda a produção está sendo imediatamente vendida?, festeja o vice-presidente da Calói, Marcos Bandeira de Mello. A febre do patinete surgiu primeiro nos Estados Unidos e Europa. Lá, ele é usado como meio de transporte até por executivos. No Brasil, o fenômeno está direcionado para o lazer dos adolescentes. Por isso, a Calói batizou seu produto como Detonator (Detonador em português). É de alumínio e tem preço salgado, R$ 180, equivalente ao de bicicletas. O da Toypower é de aço e sai por R$ 139. Quando pensou na idéia de fabricar a versão moderna do brinquedo, no início do ano, Gilmar Garcez, diretor da Toypower, arrancou risadas de muita gente. Hoje, está rindo à toa sobre duas rodas. ?O pai que tem 40 anos quer mostrar para o filho o patinete que usou na infância?, explica Garcez. ?Por isso, muitos brinquedos voltam à moda no futuro.? Receita simples de sucesso e de faturamento.