Giro

Fortes chuvas seguem em Minas Gerais, Rio e São Paulo: veja a previsão

Crédito: Divulgação/Governo da Bahia

Chuvas castigaram Bahia e Minas Gerais neste início de ano (Crédito: Divulgação/Governo da Bahia)



As chuvas no começo do ano preocupam pela intensidade com que localidades vulneráveis e pouco preparadas às torrentes tropicais são afetados. Nesta semana, no entanto, ainda chove forte em muitos estados, o que segue gerando temores.

Segundo o Clima Tempo, há previsão de tempestades no oeste da Bahia, Piauí, Maranhão, Belo Horizonte (MG), Zona da Mata Mineira, Rio de Janeiro, norte de São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Mato Grosso. A Grande São Paulo deve ter a tarde desta segunda-feira (10) marcada por alterações entre sol e chuva.

+ Com chuvas em MG, Vale paralisa parcialmente produção e fluxo de trens na EFVM
+ Após fortes chuvas, estrutura de prédio em BH cede e moradores são retirados

“A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se desconfigura nesta segunda-feira, mas muitas instabilidades continuam ativas sobre o Brasil. Ainda chove forte em muitos estados, e a chuva é motivo de preocupação em muitos municípios que já sofrem com a chuva desde o fim do ano passado”, diz o Clima Tempo em nota.




Por outro lado, há destaque para um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias no Rio Grande do Sul, estado que terá sol e temperaturas acima da média nos próximos dias.

Desastres ambientais

O desabamento de um paredão rochoso no lago de Furnas, em Capitólio (MG), neste fim de semana, que deixou pelo menos 10 mortos confirmados até o momento, pode ter sido acelerado por erosão do solo e infiltração de água das fortes chuvas que assolam o estado há dias.

Ainda em Minas Gerais, as chuvas fizeram com o que o Rio Piracicaba transbordasse neste domingo (9), rompendo uma ponte e isolando moradores da cidade de Nova Era.


Também no estado, a barragem da Mina Pau Branco, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, passou ao nível 3 de emergência, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM). A estrutura, responsabilidade da mineradora Vallourec, transbordou no último sábado (8), o dique de contenção não suportou o volume de água e a inundação deixou uma pessoa ferida.

Já as chuvas do começo de ano na Bahia deixaram 165 municípios em situação de emergência, com 26 mortos e mais de 850 mil pessoas afetadas.






Tópicos

1º de janeiro de 2022 abafado acumulado de chuvas alagamento Amargosa (2) Atlântico Aurelino Leal (1) e Itabuna (2) BA Bahia Bahia tem dezembro mais chuvoso em 32 anos Barra do Rocha barragem barragem MG barragens Brucutu Camamu capitólio Caravelas Cemaden centro centro e leste de Goiás Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais chuva chuva em dezembro chuva em grande parte do país chuva forte chuva no Centro-Oeste chuvas chuvas em MG chuvas em Minas Gerais chuvas em São Paulo chuvas fortes chuvas na Bahia chuvas na praia cidade com o maior número de óbitos cidades da Bahia estão em emergência climatologia climatologia da chuva complexo de mariana dados meteorológicos desabamento desabrigados desalojados Desastre Natural dezembro Distrito Federal EFVM El Niño Enchente Estações Meteorológicas do Inmet Estrada de Ferro Vitória a Minas Gandu Governo da Bahia Igrapiúna Ilhéus Inmet Inmet alerta para fortes chuvas no país até 1º de janeiro Instituto Nacional de Meteorologia Itaberaba (2) Itabuna Itamaraju Itamaraju (4) Itapetinga (1) Jucuruçu (3) Lençóis litoral Macarani (1) massa de ar úmida MG mina pau branco Minas Gerais mineradoras mineradoras MG morte registrada em Ilhéus muita chuva muita chuva em grande parte da Bahia municípios baianos noroeste de Minas Gerais Norte norte de Minas Gerais Norte e Sudeste número de feridos Oceano Pacífico onde vai chover? Pacífico Pedra Azul pessoas foram afetadas pelas chuvas pessoas tiveram de deixar suas casas Porto Seguro Prado (2) previsão do tempo previsão do tempo segunda quedas de granizo Quente REGIÃO SERRANA Regiões Sudeste e Centro-Oeste Rio de Janeiro Rio Grande do Sul RJ RS Ruy Barbosa (1) Salinas Salvador São Paulo situação de emergência SP Sudec sul do Rio de Janeiro sul e leste de Minas Gerais Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia tempestade tempestades tempo temporais trecho Rio Piracicaba-João Monlevade Vale vale do rio doce Valença Virada do ano vítimas fatais das chuvas ZCAS Zona de Convergência do Atlântico Sul