O leste do Canadá estava paralisado nesta quarta-feira (13) pela pior tempestade de neve do inverno, que levou ao fechamento de dezenas de escolas e ao cancelamento de centenas de voos na região de Montreal.

Na última hora da manhã, haviam caído quase 40 cm de neve no aeroporto de Montreal desde o início da tempestade, na terça à tarde.

E no conjunto da região da metrópole caíram entre 30 e 40 cm de neve no mesmo período, indicou um meteorologista do Ministério canadense do Meio Ambiente, Simon Legault.

Entre terça-feira à tarde e esta quarta de manhã, nevou o mesmo que a média para um mês de fevereiro em Montreal, que é de 41 cm, disse Legault. A cidade costuma receber 209 cm de neve por ano, indicou.

A Prefeitura recomendou à população adiar seus deslocamentos ou optar pelos transportes públicos para não atrapalhar as máquinas removedoras de neves, que trabalham desde terça-feira à noite.

Todas as escolas e universidades foram fechadas nesta quarta-feira, e uma calma incomum envolvia a cidade de quase quatro milhões de habitantes.

Em Ottawa, a capital do Canadá, também caíram entre 30 e 40 cm de neve.