Giro

Fornecedores garantem refrigeradores para vacina da Pfizer no Brasil

Crédito: Reprodução/Divulgação

A maior dificuldade estaria no transporte das vacinas, porém a Pfizer disse que dispõe de contêineres portáteis para distribuição das ampolas. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, voltou atrás no que vinha dizendo e nesta quarta-feira afirmou que o Brasil poderia ter vacina ainda este ano ou em janeiro. Além de ter que aguardar a aprovação do imunizante da Pfizer, outra dificuldade estaria no armazenamento, que exige refrigeradores com temperatura de -70ºC.

Porém, fornecedores nacionais de equipamentos de refrigeração para hospitais e laboratórios dizem estar preparados para atender à demanda pelos congeladores especiais que serão necessários.

+ Colômbia garantirá acesso gratuito e universal às vacinas contra covid-19
+ Ministério tira presos e põe agentes entre primeiros a vacinar

De acordo com representantes destas empresas, a maior dificuldade não estará na armazenagem, mas no transporte das vacinas. A Pfizer disse ao Ministério da Saúde que dispõe de contêineres portáteis para distribuição das ampolas.



Encomendas só poderão ser feitas depois que o Ministério da Saúde chegar a um acordo com a Pfizer e os detalhes forem conhecidos. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula, secretário do Maranhão, só cidades maiores que atuariam como centros de distribuição precisariam dos equipamentos.

A empresa francesa Air Liquide, que atua no setor de gases industriais e é uma das maiores produtoras de gelo seco para refrigeração no país, diz que há mais de um mês discute internamente um plano de operação. A empresa avalia recorrer a turnos de 24 horas para atender a demanda se for necessário.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km